Maria Eduarda, a jovem gaúcha que conquistou o Miss Universo Brasil 2023

Esta edição do Miss Universo Brasil fez história ao abrir as portas para mães, casadas e divorciadas pela primeira vez

Por Plox

09/07/2023 14h17 - Atualizado há quase 2 anos

Em uma noite repleta de brilho e emoção, a jovem gaúcha Maria Eduarda Brechane, de 19 anos, estudante de jornalismo, destacou-se entre as concorrentes e foi coroada a 69ª Miss Universo Brasil, evento realizado no Pátio Welucci, zona sul da capital paulista. O título, conquistado no sábado (8/7), posiciona Maria Eduarda como a representante brasileira no palco global do Miss Universo 2023, que terá lugar em El Salvador, de acordo com as informações veiculadas pelo UOL.

Na disputa acirrada pelo primeiro lugar, Bárbara Reis, representando Mato Grosso, e Vitória Brodt, a Miss São Paulo, asseguraram os títulos de segunda e terceira colocadas respectivamente.

 

Foto: Miss Universo Brasil/Divulgação

O diferencial de Maria Eduarda, porém, pode ter sido seu discurso sincero sobre a importância da educação. Durante sua fala, a jovem miss expressou gratidão pela educação de qualidade que recebeu, reconhecendo-a como a chave que abriu portas e horizontes em sua vida. Seu discurso encorajou a reflexão sobre como cada indivíduo pode contribuir para a sociedade com base em suas experiências e vivências pessoais.

Além disso, quando questionada sobre o papel das misses no combate ao ódio nas redes sociais, Maria Eduarda enfatizou a relevância do tema. Ela defendeu a necessidade urgente de enfrentar o cyberbullying e disse estar empenhada em promover o discurso de amor ao próximo em suas redes sociais, independente das diferenças individuais.

Um Concurso de Mudanças e Inclusões

Esta edição do Miss Universo Brasil fez história ao abrir as portas para mães, casadas e divorciadas pela primeira vez. Neste ano inclusivo, três candidatas que eram mães participaram da competição, mas apenas Renata Guerra, Miss Goiás, avançou nas classificações.

Maria Eduarda é agora a 15ª representante do Rio Grande do Sul a se tornar Miss Brasil, um título que o estado já havia alcançado anteriormente em 1963 com Ieda Maria Vargas, que foi homenageada durante o evento.

Este concurso foi julgado por uma série de personalidades proeminentes, incluindo Leila Lopes, a Miss Universo 2011 de Angola, a modelo e apresentadora Renata Kuerten, a Miss Brasil 2019 Julia Horta, a jornalista Mônica Salgado e o joalheiro Miguel Alvade. Este último teve a honra de criar a coroa deste ano, uma homenagem à primeira Miss Universo brasileira, Ieda Maria Vargas.

Concluindo o painel das competidoras, Isadora Lúcia de Souza, representando Minas Gerais, não avançou para além da primeira eliminatória, enquanto Gabriela Botelho, competindo pelo Sergipe, alcançou o top 7.

Destaques