Abertura das Olimpíadas Escolares em Timóteo

A abertura contou com representantes de 15 escolas municipais, estaduais e particulares inscritas para as competições.

Por Plox

09/07/2024 11h32 - Atualizado há 13 dias

As Olimpíadas Escolares de Timóteo 2024 foram abertas na noite de segunda-feira (8) com uma solenidade realizada no Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins, no Centro Norte da cidade. A abertura contou com representantes de 15 escolas municipais, estaduais e particulares inscritas para as competições. 

Foto: Divulgação/PMT 

A organização dos jogos escolares de Timóteo é da Secretaria Municipal de Educação por meio da Subsecretaria de Cultura, Esporte e Lazer e conta com patrocínio da Aperam South América, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Nesta edição, as Olimpíadas Escolares de Timóteo serão realizadas em duas etapas, entre 8 e 12 de julho e 5 e 20 de agosto, conforme calendário escolar definido pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação.

 

As competições estão programadas para o Ginásio Iorque José Martins, Clube ASSEIT/SESI e Pista de Atletismo da Usipa. As modalidades esportivas em disputa são as seguintes: futsal, handebol, voleibol, basquete, tênis de mesa, vôlei de areia, xadrez, natação, judô e atletismo, nos naipes feminino e masculino. Os alunos das escolas participantes foram divididos em duas categorias por idade: Módulo I: nascidos em 2011, 2012 e 2013 e Módulo II: nascidos em 2008, 2009 e 2010. 

Foto: Divulgação/PMT 

Segundo os organizadores as Olimpíadas Escolares de Timóteo 2024 contarão com a participação de mais de mil alunos das três redes de ensino. O vice-prefeito e secretário municipal de Educação José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, destacou que na edição dos jogos escolares deste ano o número de modalidades esportivas aumentou contemplando assim mais estudantes. 

 

Ele citou que o modelo implementado neste ano é resultado doaperfeiçoamento que vem sendo feito desde a primeira edição das Olimpíadas em 2018. “Gostaria de agradecer a toda a equipe da Secretaria de Educação, e em especial da Subsecretaria de Esportes, pelo empenho e dedicação para que o evento se tornasse referência e muito aguardada pela comunidade escolar”, destacou Professor Vespa que aproveitou para agradecer também o apoio e a parceria da Aperam. 

Foto: Divulgação/PMT 

Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, as olimpíadas são um momento oportuno de reforçar conceitos como igualdade, integridade e justiça e também uma oportunidade de fazer muitos amigos. “É muito bonito e emocionante ver todas essas delegações representando as escolas, principalmente porque desde 2023 estamos patrocinando os jogos através da lei federal de apoio ao esporte. A gente acredita que é por meio da educação e do esporte que iremos transformar a sociedade”, disse Venilson Vitorino.

 

O prefeito de Timóteo Douglas Willkys, por sua vez, também enalteceu a parceria com a Aperam na viabilização dos jogos escolares. Na sua fala ele fez questão de direcionar algumas palavras para os alunos que estavam presentes na solenidade de abertura lembrando que as olimpíadas são uma oportunidade de trabalhar em equipe (no caso dos jogos coletivos) e também de cada um mostrar o seu talento.  “Desejo a todos bons jogos e que vocês possam fazer boas amizades e que elas sejam para toda a vida”, citou o prefeito.

 

 

Destaques