Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Entenda o que é a síndrome de Patau, condição genética rara e grave

Dados mostram que mais de 90% das crianças com a síndrome não sobrevivem além do primeiro ano de vida

09/07/2024 às 16:24 por Redação Plox

Arthur, filho do cantor Zé Vaqueiro e da empresária Ingra Soares, morreu nesta terça-feira (9) aos 11 meses. O bebê foi diagnosticado com a síndrome de Patau, uma condição genética rara e grave caracterizada pela presença de uma cópia adicional do cromossomo 13.

Grávidas no ambulatório da Maternidade da Encruzilhada, no Recife

Foto: Imagens/TV Bras

Características da síndrome de Patau

A trissomia do cromossomo 13, ou síndrome de Patau, afeta cerca de 1 em cada 4 mil nascimentos. A condição resulta em sérios comprometimentos no desenvolvimento fetal, muitas vezes levando a abortos espontâneos, morte fetal após 20 semanas de gestação, ou morte precoce do bebê após o nascimento. Dados mostram que mais de 90% das crianças com a síndrome não sobrevivem além do primeiro ano de vida.

Devido ao crescimento limitado no útero, 80% dos bebês com essa condição nascem com defeitos cardíacos graves. A malformação do cérebro, chamada holoprosencefalia, é comum e pode causar deformações faciais, como fenda labial e palatina, olhos pequenos, microcefalia e problemas auditivos.

A síndrome também pode resultar em defeitos na parede abdominal, cistos renais e malformações nas extremidades, como dedos extras ou pé torto.

Causas e diagnóstico

A síndrome de Patau ocorre aleatoriamente e não é causada por ações dos pais antes ou durante a gestação. A maioria dos casos surge espontaneamente quando o espermatozoide e o óvulo se encontram e o feto começa a se formar.

Entre a 10ª e a 14ª semana de gestação, é possível realizar testes de rastreamento para identificar a trissomia do cromossomo 13 e outras condições, como as síndromes de Down e Edwards. Se a triagem inicial indicar risco, um teste pré-natal não invasivo (NIPT) pode ser realizado para avaliar a presença de doenças cromossômicas através de uma amostra de sangue da gestante.

Tratamento

Atualmente, não há tratamento específico para a síndrome de Patau. O foco dos cuidados é minimizar o desconforto do bebê e garantir sua nutrição. Para as poucas crianças que sobrevivem aos primeiros dias de vida, os cuidados são adaptados conforme os sintomas e necessidades individuais.

Histórico da descoberta

A síndrome de Patau foi identificada na década de 1960 pelo geneticista alemão-americano Klaus Patau, que classificou a condição como um acidente genético, caracterizado pela presença de um cromossomo extra. A síndrome também é conhecida como síndrome Bartholin-Patau, em referência ao dinamarquês Thomas Bartholin, que descreveu a anomalia ao analisar o quadro clínico de crianças com malformações.

 

 

 

 

Compartilhar a notícia

Veja também
Médicas se vestem de princesas para acolher crianças internadas no RJ
SAúDE

Médicas se vestem de princesas para acolher crianças internadas no RJ

Iniciativa no Hospital Getúlio Vargas transforma ambiente hospitalar com fantasia e carinho

fabri-1.jpg
SAúDE

Agentes de Endemias de Coronel Fabriciano recebem uniformes

O objetivo é valorizar o trabalho dos profissionais e transmitir credibilidade para as pessoas que recebem os profissionais

Covid
SAúDE

Brasil ultrapassa 467 mil mortes por Covid-19

São Paulo é o estado com mais registro de óbitos

alimentos saudáveis
SAúDE

O papel da nutrição na prevenção do câncer de mama

O dia 19 de outubro é marcado por celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, e incentivar ações de conscientização para a população.