Acusado de roubo em Inhapim é preso ao desembarcar no Brasil após ser deportado dos EUA
Suspeito de assalto com arma de fogo em Inhapim foi capturado no aeroporto de Fortaleza após ser incluído na lista vermelha da Interpol
Por Plox
09/07/2025 13h20 - Atualizado há 6 dias
Um homem acusado de roubo cometido em 2019 na zona rural de Inhapim, no Vale do Rio Doce, foi preso na última sexta-feira (4), logo após desembarcar no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, Ceará. Ele havia sido deportado dos Estados Unidos, onde permaneceu foragido por anos.
O crime ocorreu em 9 de novembro de 2019, quando o suspeito, em companhia de um comparsa, teria rendido uma vítima sob ameaça de uma arma de fogo, subtraindo joias e dinheiro. Na ação, os envolvidos usaram uma motocicleta para facilitar a fuga do local.

Logo após o crime, o acusado deixou o Brasil e seguiu para os Estados Unidos, escapando da Justiça brasileira. No entanto, com o avanço das investigações e o trabalho do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), seu nome foi inserido na lista de Difusão Vermelha da Interpol. A inclusão contou com o apoio do Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal em Minas Gerais.
A prisão foi possível graças a um mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara da Comarca de Inhapim. O documento serviu de base para a solicitação de extradição do investigado e sua posterior captura pelas autoridades norte-americanas, ocorrida em janeiro deste ano.
Segundo o promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, a prisão do foragido representa um avanço no combate à criminalidade e um passo importante para a responsabilização de crimes graves. O MPMG já iniciou os procedimentos para transferi-lo à comarca de Inhapim, onde deverá cumprir pena que pode variar entre 6 e 16 anos de reclusão, após a conclusão da fase de instrução do processo.