Banda Yauaretê agita noite musical no Teatro da Fundação Aperam

Show em Timóteo combina jazz fusion com a diversidade da música brasileira e participações especiais

Por Plox

09/07/2025 07h37 - Atualizado há 3 dias

No próximo sábado (12) o Teatro da Fundação Aperam Acesita, em Timóteo, será palco de uma experiência musical envolvente, marcada por brasilidade e inovação. A banda instrumental Yauaretê promete uma noite vibrante, misturando o jazz fusion brasileiro das décadas de 70 e 80 com influências contemporâneas da música instrumental.


Imagem Foto: Tatiane Bispo


Formada por Marcony Carvalho (teclados e direção musical), Gabriel Moura (baixo), Bruno Souza (bateria) e Fernando Rian (guitarra), a banda tem se destacado pela qualidade técnica, arranjos inovadores e forte identidade sonora. Um dos diferenciais do espetáculo será a participação dos irmãos Kaizer – Emerson e Jean – além de outras presenças especiais que serão reveladas exclusivamente durante a apresentação.


Imagem Foto:Tatiane Bispo


O projeto nasceu do sonho de Marcony Carvalho de criar um trabalho autoral que explorasse novas paisagens sonoras dentro da música instrumental brasileira. Começando seus estudos em Ipatinga aos oito anos, Marcony construiu uma carreira sólida como pianista, tecladista e acordeonista, atuando ao lado de nomes como Ney Conceição, Nelson Faria, Lincoln Cheib e Enéias Xavier, além de conquistar premiações em festivais como Estação da Música Jovem e Prêmio da Música das Minas Gerais.



A estreia oficial da Yauaretê aconteceu em outubro de 2024 no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, sendo bem recebida pelo público local. Recentemente, o grupo realizou um ensaio aberto na Casa 28 Aberta, fortalecendo a conexão com os fãs e demonstrando a proposta colaborativa e inclusiva do projeto.


“O retorno que temos recebido é gratificante. O público está se conectando com a proposta da banda e isso confirma que há espaço e interesse por música instrumental aqui na região”, afirma Marcony, idealizador do projeto.

No repertório do show de sábado, o público poderá apreciar composições próprias da banda, além de releituras de artistas consagrados como Azymuth, Banda Black Rio, Eumir Deodato e Marcos Valle. Essa fusão de estilos e ritmos busca criar uma verdadeira viagem sonora, levando o público a diferentes atmosferas musicais.



A produção do evento é assinada por Tatiane Bispo e Shirley Maclane Produções, com apoio de nomes como Deborah Braga na assistência de produção, Léo Coessens no design gráfico e Andre Rissi na iluminação. O evento é viabilizado de forma independente, com colaboração de parceiros locais como o Hotel Dom Henrique, Restaurante Boi & Massas, Bar Recreio e a própria Fundação Aperam.


Os ingressos já estão disponíveis no site Sympla, com preços acessíveis. O espetáculo é classificado como livre e contará com acessibilidade em Libras, reforçando seu compromisso com a inclusão. A expectativa é de um público diverso e uma casa cheia para celebrar a criatividade e a riqueza da música brasileira instrumental.



Destaques