Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Hospital Márcio Cunha inaugura galeria em homenagem a ex-diretores técnicos

Cerimônia relembra trajetória de líderes que marcaram os 60 anos do HMC e reforça legado de excelência na saúde

09/07/2025 às 18:37 por Redação Plox

Na manhã desta quarta-feira (09), o Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, viveu um momento marcante ao inaugurar a Galeria de Ex-diretores Técnicos. A cerimônia, realizada na Unidade I do hospital, reuniu membros da diretoria da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), ex-diretores, familiares e convidados, para homenagear profissionais que contribuíram diretamente para a história de excelência da instituição.


Imagem Foto: Divulgação

A ideia da galeria surgiu a partir de uma observação do diretor-presidente da FSFX, Flaviano Feu Ventorim, que destacou a importância de preservar a memória dos gestores que tomaram decisões fundamentais ao longo das seis décadas de atuação do HMC. “Contar a história do hospital é reconhecer quem ajudou a construí-la. A galeria é uma forma de agradecimento e reconhecimento que deixará um legado para as futuras gerações”, afirmou Ventorim.


Durante a solenidade, o atual diretor-técnico, Dr. Alexandre Pinto, ressaltou o valor histórico da homenagem. “Preservar a memória da nossa instituição é fundamental. Esses profissionais desempenharam papéis decisivos e contribuíram para a reputação que o HMC possui hoje”, disse.


O diretor de negócios do HMC, Eduardo Blanski, também destacou o caráter inspirador da iniciativa: “Cada ex-diretor contribuiu de maneira única para a construção do hospital que temos hoje. Ver esses nomes eternizados é um gesto simples, mas de enorme significado.”


Entre os homenageados, o Dr. José Carlos de Carvalho Gallinari, atual assessor de Relações Institucionais da FSFX, recebeu a homenagem com emoção. “É um reconhecimento coletivo por um trabalho feito em equipe, que fortaleceu essa instituição referência em todo o país”, declarou.


Imagem Foto: Divulgação

Outro ex-diretor lembrado foi o Dr. José Marco Antônio de Miranda Lanna, que destacou a ligação histórica entre o hospital, a cidade de Ipatinga e a Usiminas. Ele também mencionou a criação da pastoral da saúde durante sua gestão, iniciativa idealizada por sua esposa, Maria Célia, que levou apoio espiritual aos pacientes.


A galeria traz os nomes de todos os ex-diretores técnicos do HMC: Derly Mendes Gomide (1965 e 1967); Maurício Mauro Martins (in memoriam, 1968–1972); José Carlos Paoliello (in memoriam, 1972–1976); Hélio Moreira da Silva (1976–1977); Sebastião Irabe do Amaral (in memoriam, 1978–1983); José Marco Antônio de Miranda Lanna (1983–1986); Joel Tibúrcio de Souza (in memoriam, 1986–1991); José Carlos de Carvalho Gallinari (1991–2012); Mauro Oscar Soares de Souza Lima (2012–2019); Thatiane Oliver Ticom (2019–2020); Bruno Nunes Ribeiro (2020–2022).


Com mais de 60 anos de atuação, o Hospital Márcio Cunha possui três unidades, sendo uma voltada exclusivamente ao tratamento oncológico. A instituição conta com 558 leitos, cerca de 500 médicos e atende uma população superior a 1,6 milhão de pessoas em 87 municípios mineiros. Em 2025, completa seis décadas de serviços prestados com excelência, reconhecida nacionalmente com acreditação máxima da ONA e classificação entre os melhores hospitais do país pela revista Newsweek.


Compartilhar a notícia

Veja também
Febre maculosa mata duas pessoas em Caeté e prefeitura emite alerta
SAúDE

Febre maculosa mata duas pessoas em Caeté e prefeitura emite alerta

Funed confirmou as causas das mortes; município da Grande BH reforça cuidados com carrapatos

ttt.jpg
SAúDE

Dia D marca ação contra a dengue em Timóteo

Mutirão ocorreu no Macuco, um dos bairros que apresentou elevado percentual de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti

Estudo aponta que homens em relações estáveis usam menos preservativo
SAúDE

Estudo aponta que homens em relações estáveis usam menos preservativo

Pesquisa aponta que só 13,4% dos heterossexuais que moram com a parceira utilizam preservativo com frequência; dados acendem alerta para ISTs

Procedimento estético termina em morte e clínica é interditada no RJ
SAúDE

Procedimento estético termina em morte e clínica é interditada no RJ

Fabiana dos Santos, de 42 anos, passou mal após aplicações estéticas e morreu dias depois; local funcionava sem autorização da Vigilância Sanitária