Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Lula rejeita ameaças de Trump e defende soberania dos países do Brics

Presidente brasileiro criticou possível taxação dos EUA ao bloco e reforçou apoio à desdolarização em encontro com Modi

09/07/2025 às 11:22 por Redação Plox

No dia seguinte ao encerramento da cúpula do Brics no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para uma reunião bilateral no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro foi marcado por um discurso firme de Lula em defesa do multilateralismo e da soberania dos países integrantes do bloco, em resposta direta às recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.


Imagem Foto:Brics Brasil

Durante a coletiva conjunta, Lula rechaçou a ameaça do líder americano de impor tarifas aos países membros do Brics e àqueles que manifestarem alinhamento ao grupo.
“Não aceitamos intromissão de quem quer que seja nas nossas decisões soberanas, do jeito que nós cuidamos dos nossos povos”

, declarou o presidente brasileiro. Segundo ele, o multilateralismo foi fundamental para a estabilidade internacional após a Segunda Guerra Mundial, e não pode ser abandonado diante de interesses unilaterais.

Trump havia reafirmado, nesta mesma terça-feira (8), sua disposição em aplicar tarifas ao Brics, demonstrando preocupação com a proposta do bloco de substituir o dólar como principal moeda do comércio global. Em uma fala contundente, disse: “Se perdermos o dólar como padrão mundial, seria como perder uma grande guerra mundial”.


Lula, por sua vez, reafirmou seu apoio à ideia de desdolarização. Ele destacou que a mudança será paulatina e discutida em conjunto pelos bancos centrais dos países envolvidos. “Ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão. Em que fórum foi determinado?”, questionou Lula durante a coletiva de imprensa.


Além das críticas aos EUA, Lula também condenou os altos investimentos em guerras e armamentos por parte de potências globais. Ele afirmou que o mundo vive hoje seu período mais conflituoso desde a Segunda Guerra Mundial. Em referência ao líder pacifista indiano, disse: “Estamos vendo ensinamentos que Gandhi passou para a humanidade sendo jogados fora”.


O encontro entre Lula e Modi representou mais um passo na articulação internacional do Brasil dentro do Brics. A Índia, um dos membros fundadores do grupo junto com Brasil, Rússia e China, reforçou durante a visita a parceria com os demais países do bloco. O clima amistoso entre os dois líderes foi marcado por alinhamento nas pautas econômicas e geopolíticas.


A agenda diplomática de Lula segue intensa: nesta quarta-feira (9), ele deve receber o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, no mesmo local. O país asiático é um dos seis novos integrantes do Brics, admitidos em 2024, e a visita simboliza a ampliação da atuação do bloco em escala global.


Compartilhar a notícia

Veja também
Prefeitura Timóteo
POLíTICA

Audiência pública discute novo Código de Obras e Edificações de Timóteo

A audiência ocorre a partir das 19h no auditório da Prefeitura de Timóteo (av. Acesita, nº 3.230, bairro São José).

Vereadores Elias da Fonte e Matheus Braga trocam acusações após mudança em comissão de Ipatinga
POLíTICA

Vereadores Elias da Fonte e Matheus Braga trocam acusações após mudança em comissão de Ipatinga

Disputa pela presidência da Comissão de Direitos Humanos gera embate público entre parlamentares na Câmara Municipal

Santana do Paraíso terá nova base da BR-381 que trará empregos e suporte
POLíTICA

Santana do Paraíso terá nova base da BR-381 que trará empregos e suporte

Estrutura começa a operar no segundo semestre de 2025 e visa reforçar serviços e gerar empregos

Sepultado sindicalista de Timóteo que morreu após parada cardiorrespiratória
POLíTICA

Sepultado sindicalista de Timóteo que morreu após parada cardiorrespiratória

Israel dos Passos Archanjo, de 54 anos, estava internado desde quarta-feira na UPA do bairro Primavera e morreu no sábado; sepultamento reuniu homenagens