Todo o planeta é afetado por mudanças climáticas 'irreversíveis', diz ONU
Entre elas, estão ondas de calor, chuvas fortes, secas e ciclones tropicais, que devem se intensificar até 2050
Por Plox
09/08/2021 11h04 - Atualizado há mais de 3 anos
O painel de clima da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou, nesta segunda-feira (9), que as mudanças climáticas causadas pelo homem são "irreversíveis" e levaram a um aumento de 1,07°C na temperatura do planeta.
De acordo com o documento "Climate Change 2021: The Physical Science Basis", as transformações não têm precedentes em "centenas de milhares de anos" e foram causadas, "sem nenhuma dúvida", pela ação humana.
Segundo o texto, todas as regiões do planeta já são afetadas por eventos extremos provocados pelo aquecimento global. Entre eles, estão ondas de calor, chuvas fortes, secas e ciclones tropicais.
Outro ponto levantado é que a temperatura vai continuar a subir até 2050 em todos os cenários projetados para as emissões de gases de efeito estufa; e o aquecimento de 1,5°C a 2°C será ultrapassado ainda neste século, caso não haja redução nas emissões de CO² e outros gases de efeito estufa.
Por fim, o relatório apontou que, em caso de redução na emissão de gases, o planeta precisará de até 30 anos para estabilizar as temperaturas.