Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Secretaria de Saúde de Timóteo capacita servidores sobre o Sistema de Gestão da Qualidade

    Programa vem sendo implantado em todos os serviços de saúde municipais

    Por Plox

    09/08/2022 14h07 - Atualizado há mais de 1 ano

    Dando continuidade ao processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, foram promovidos no início de agosto os “Encontros com a Qualidade”, visando apresentar aos profissionais de saúde o novo sistema.

    As reuniões abrangeram todo o corpo funcional da secretaria, cerca de 500 profissionais das diversas áreas da saúde. Na oportunidade, os servidores receberam informações sobre as principais ferramentas de qualidade, que passarão a ser adotadas no dia a dia da prestação de serviços à comunidade.

    O projeto de implantação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida no final do ano de 2021, prevê uma série de ações com objetivo de melhorar os serviços oferecidos aos usuários da saúde.

    Entre elas estão, a capacitação contínua dos servidores, a padronização das atividades, monitoramento, avaliação e aprimoramento dos serviços. A fim de estruturar o novo sistema de gestão, foi criada em 07 de abril de 2022 a Comissão Interna de Qualidade (CIQ).

    Os primeiros “Encontros com a Qualidade”, que aconteceram dias 03, 04 e 05 de agosto, são parte fundamental do cronograma de ações da Comissão Interna de Qualidade, e tiveram como principal objetivo integrar todos os membros da equipe ao propósito, fomentando uma cultura de excelência e melhoria contínua.

    De acordo com a servidora Luciana Cardoso, presidente da CIQ, “a implantação do SGQ é um fator essencial para a busca da excelência em nossos serviços, além de evidenciar a necessidade dos profissionais refletirem, reverem suas atividades e tomarem conhecimento de todas as questões teóricas que asseguram as boas práticas nos processos de trabalho”.

    Educação Permanente e Continuada em Saúde

    Um dos grandes desafios da implantação do SGQ é a capacitação efetiva dos colaboradores envolvidos nos mais variados processos da secretaria. Por esse motivo, foi publicado no dia 13 de julho de 2022, o Decreto Municipal 5.634, que instituiu o Núcleo de Educação Permanente e Continuada em Saúde no Município de Timóteo (NEP), diretamente vinculado à Subsecretaria de Gestão Administrativa da Saúde.

    Dentre os principais objetivos do núcleo estão, o planejamento e a coordenação das ações de educação em saúde por meio de articulações intra e Inter setoriais e o estabelecimento de políticas e processos para o desenvolvimento profissional dos servidores.

    “É preciso reconhecer o papel essencial que os servidores desempenham em relação a qualidade do serviço que é prestado à população, por esse motivo, a gestão tem se preocupado em garantir a capacitação de todos os seus colaboradores”, reforçou Eduardo Morais, Secretário de Saúde.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]