Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Quatro de seis unidades prisionais no Vale do Aço têm superlotação acima de 130%

A Sejusp também disse que trabalha para a “abertura de novas vagas em todo o estado, que deve impactar nas unidades citadas na demanda, em razão de o sistema prisional trabalhar em rede”

09/08/2023 às 14:08 por Redação Matheus Valadares

Existem seis unidades prisionais na Região do Vale do Aço responsáveis por habituar temporariamente os Indivíduos Privados de Liberdade (IPL), destas, quatro estão com superlotação acima de 130%. É o que diz documentos solicitado pela reportagem via Lei de Acesso à Informação (LAI) e analisado por nossa equipe.


 

O Centro de Remanejamento Provisório (Ceresp), em Ipatinga e Presídio de Timóteo, são os únicos que estavam sem a capacidade prisional ultrapassada. Os dados foram consolidados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) no dia 25 de julho.

Penitenciária Dênio Moreira, em Ipaba. Foto: reprodução.

 

A Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, é o local com a maior porcentagem de superlotação, chegando a 230.82%. O presídio tem capacidade para receber 584 detentos, no entanto, a quantidade chega a 1348.

Em seguida vem o Presídio de Coronel Fabriciano, que comporta 213 presidiários, mas tem 446 em sua dependência, significando 209.39% a mais do que é comportado.

Os presídios de Caratinga e Açucena, no colar metropolitano da região, apresentam, respectivamente, uma população 187.85% e 138.64% maior do que o arquitetado.

Por meio de uma nota, a Sejusp afirmou que a “falta de vagas no sistema prisional é uma realidade em todo o país e não uma peculiaridade das unidades prisionais de Minas Gerais”.

A secretaria também disse que trabalha para a “abertura de novas vagas em todo o estado, que deve impactar nas unidades citadas na demanda, em razão de o sistema prisional trabalhar em rede”. 

É previsto que ainda neste ano de 2023 sejam entregues 950 novas vagas — 612 já inauguradas em Itajubá e Divinópolis e outras 338 entregues em Ubá. A Sejusp ainda disse haver ainda “outras unidades em ampliação e construção, como o Presídio de Lavras, com 600 vagas e o anexo de Iturama, com outras 600”.


 

Compartilhar a notícia

Veja também
cvdv
POLíCIA

Homem é assassinado a tiros em Coronel Fabriciano

Onda de homicídios segue aumentando no Vale do Aço

Desmanche-timóteo
POLíCIA

Polícia encontra desmanche de carros em Timóteo e localiza veículo utilizado em homicídio

Na operação, os policiais apreenderam outros três veículos com sinais de adulteração, além de peças de outros automóveis

avenida
POLíCIA

Homem é assassinado em Coronel Fabriciano; um dos tiros atingiu a genitália

No momento da chegada das guarnições policiais, a vítima estava consciente, porém desorientada e queixando-se de dores, mas acabou morrendo no local

Montagem
POLíCIA

Homem é assassinado a tiros em veículo, em Timóteo

A vítima apresentava perfurações em várias partes do corpo, incluindo rosto, tórax, ombros, braços e pernas