Projeto promove oficina para explorar história e identidade de Ipatinga

A oficina tem como objetivo fomentar o entendimento das origens e tradições de Ipatinga

Por Plox

09/08/2024 16h59 - Atualizado há 5 meses

A oficina "Encontro com a História de Ipatinga", parte do projeto “Roteiro Cultural: Encontro com a História de Ipatinga”, convida a comunidade para uma imersão na rica herança cultural da cidade, destacando o papel do patrimônio na construção da identidade local. Com início marcado para o dia 14 de agosto, às 19h, na Estação Memória, no Centro, o evento é promovido pela Fino Trato Produção e Cozinha e Arte.

Foto: divulgação

Educação patrimonial e valorização cultural

A oficina tem como objetivo fomentar o entendimento das origens e tradições de Ipatinga, promovendo a preservação dos bens patrimoniais. Leila Cunha, historiadora e produtora cultural, enfatiza a importância desse conhecimento para a valorização do legado cultural da cidade. “Acreditamos que esse conhecimento enriquece a percepção do valor histórico e social dos bens patrimoniais, incentivando a preservação e o respeito pelo legado cultural”, afirmou Leila.

Foto: divulgação

Roteiros que conectam história e comunidade

Além da oficina, o projeto “Roteiro Cultural: Encontro com a História de Ipatinga”, idealizado por Leila Cunha e pela turismóloga Aparecida Sampaio, inclui visitas guiadas destinadas a alunos da rede municipal nos dias 12 e 14 de agosto. Essas visitas percorrem dois roteiros principais: "Arquitetura e Arte" e "Caminhos do Trem", que exploram diferentes aspectos da história local.

No roteiro "Arquitetura e Arte", os participantes conhecerão patrimônios como a Fazendinha (Ferroviários), Academia Olguin (Santa Mônica), Teatro Zélia Olguim (Cariru) e Grande Hotel Ipatinga – Centro de Memória Usiminas (Castelo). Já o "Caminhos do Trem" inclui visitas às Ruínas da Estação Pedra Mole (Cariru), Casas dos Ferroviários (Veneza), Pontilhão de Ferro (Centro), Estação Memória Zeza Souto (Centro) e Complexo Turístico Estação Pouso de Água Limpa (Veneza).

Visitas guiadas para a comunidade

Em setembro, o projeto abrirá suas portas para visitas guiadas destinadas à comunidade em geral. Essas visitas permitirão que os moradores conheçam de perto os espaços históricos de Ipatinga, reforçando a conexão entre o patrimônio cultural e a vida cotidiana. Para participar, os interessados devem acompanhar as atualizações nas redes sociais da Fino Trato Produção (@finotrato.producao).

Inscrições e informações

As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone (31) 9838-4814 ou através do link disponível no Instagram da Fino Trato Produção. O projeto conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura Municipal de Ipatinga, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e do Fundo Municipal de Cultura.

Destaques