Fiocruz alerta para alta da Covid-19 no Ceará e no Rio

Boletim aponta aumento da doença e reforça importância da vacinação, especialmente para idosos

Por Plox

09/08/2025 07h02 - Atualizado há 1 dia

O mais recente boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (7), revelou aumento nos casos de Covid-19 no Ceará e retomada de crescimento no Rio de Janeiro. A análise também mostrou que as infecções por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) associadas ao vírus sincicial respiratório (VSR) continuam elevadas na maior parte dos estados.


Imagem Foto:  Tony Winston/ Ministério da Saúde


Na Bahia, foi registrado aumento nas internações de crianças e adolescentes por rinovírus. Apesar da redução nos casos de SRAG provocados pelo Influenza em idosos e pelo VSR em crianças de até dois anos, a situação ainda preocupa, especialmente no Centro-Sul, Norte e Nordeste, onde os índices permanecem moderados a altos.



A pesquisadora Tatiana Portela reforçou a importância da vacinação contra a Covid-19, principalmente para idosos e imunocomprometidos, recomendando doses de reforço a cada seis meses. Ela também destacou a necessidade de manter a imunização contra a gripe atualizada, devido à persistência de casos de Influenza A.



Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, os testes positivos para vírus respiratórios indicaram: 13,9% Influenza A, 1,5% Influenza B, 44,7% VSR, 34,6% rinovírus e 5,6% Sars-CoV-2. Entre os óbitos, a presença foi de 51,6% Influenza A, 2% Influenza B, 18,4% VSR, 18% rinovírus e 8,1% Covid-19.



No cenário nacional, os registros de SRAG apresentam queda nas tendências de curto e longo prazo. Em 2025, já foram contabilizados 150.615 casos, sendo 53,5% positivos para algum vírus respiratório, 34,1% negativos e 5,9% ainda em análise laboratorial.


Destaques