Fiocruz alerta para alta da Covid-19 no Ceará e no Rio
Boletim aponta aumento da doença e reforça importância da vacinação, especialmente para idosos
Por Plox
09/08/2025 07h02 - Atualizado há 1 dia
O mais recente boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (7), revelou aumento nos casos de Covid-19 no Ceará e retomada de crescimento no Rio de Janeiro. A análise também mostrou que as infecções por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) associadas ao vírus sincicial respiratório (VSR) continuam elevadas na maior parte dos estados.

Na Bahia, foi registrado aumento nas internações de crianças e adolescentes por rinovírus. Apesar da redução nos casos de SRAG provocados pelo Influenza em idosos e pelo VSR em crianças de até dois anos, a situação ainda preocupa, especialmente no Centro-Sul, Norte e Nordeste, onde os índices permanecem moderados a altos.
A pesquisadora Tatiana Portela reforçou a importância da vacinação contra a Covid-19, principalmente para idosos e imunocomprometidos, recomendando doses de reforço a cada seis meses. Ela também destacou a necessidade de manter a imunização contra a gripe atualizada, devido à persistência de casos de Influenza A.
Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, os testes positivos para vírus respiratórios indicaram: 13,9% Influenza A, 1,5% Influenza B, 44,7% VSR, 34,6% rinovírus e 5,6% Sars-CoV-2. Entre os óbitos, a presença foi de 51,6% Influenza A, 2% Influenza B, 18,4% VSR, 18% rinovírus e 8,1% Covid-19.
No cenário nacional, os registros de SRAG apresentam queda nas tendências de curto e longo prazo. Em 2025, já foram contabilizados 150.615 casos, sendo 53,5% positivos para algum vírus respiratório, 34,1% negativos e 5,9% ainda em análise laboratorial.