Surpresa marca posse de empresário na ABRASCI ao descobrir Pelé como patrono

Cerimônia no Congresso Nacional marca posse de Marcio Cezar, que se emocionou ao saber que o Rei do Futebol é seu patrono

Por Plox

09/08/2025 06h48 - Atualizado há 1 dia

O empresário Marcio Cezar, do ramo de gestão financeira e com empresas em diversos estados do país, viveu um momento inesperado ao ser convidado para ocupar a cadeira 209 da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI). Ao receber o convite, descobriu que o patrono da cadeira é ninguém menos que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.


Imagem Foto: Arquivo Pessoal


Segundo Marcio, a notícia provocou uma mistura de sentimentos. “Inacreditável quando recebi o convite. Ter o Pelé como patrono. Um cara que mudou a história de um país, de uma geração. Tudo que ele fez foi deixar um legado. A ficha ainda não caiu. Já chorei, já ri. O Pelé é o meu patrono”, declarou.



A ABRASCI é formada por personalidades de destaque em várias áreas, promovendo integração entre ciências, artes, história e literatura. Os integrantes, chamados de “imortais”, ocupam cadeiras numeradas, como já fizeram nomes como o jornalista e escritor Affonso Arinos de Mello Franco e o ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello.


Na última sexta-feira, no Congresso Nacional, aconteceu a cerimônia de posse do Colegiado Acadêmico e a entrega do Mérito Cultural do Sodalício. Durante o evento, Marcio reforçou a importância de ter o Rei do Futebol como referência. “O Pelé é o maior de todos, mas se eu deixar 1% do que ele fez pelo futebol, pelo mundo, eu já estarei feliz”, afirmou.



Pelé morreu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, deixando um legado incomparável no esporte. Pelo Santos, conquistou duas Libertadores, dois Mundiais de Clubes e marcou mais de mil gols. Com a seleção brasileira, foi tricampeão mundial (1958, 1962 e 1970), sendo o único jogador a atingir tal feito. Sua história ultrapassou o futebol, tornando-o símbolo do Brasil no cenário internacional.


Agora, além de empresário, Marcio Cezar também é “imortal” da ABRASCI, levando consigo a responsabilidade de ter como patrono o maior jogador de futebol de todos os tempos.


Destaques