Preço estável mantém etanol mais competitivo que gasolina em Minas e outros estados

Levantamento da ANP aponta que o preço do biocombustível no Estado permanece estável, com paridade em relação à gasolina favorecendo o uso do etanol.

Por Plox

09/09/2024 09h16 - Atualizado há 10 meses

O etanol continua a ser uma opção mais competitiva em comparação à gasolina em Minas Gerais, outros sete estados e no Distrito Federal. Segundo dados recentes divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pelo AE-Taxas, o valor médio do etanol nos postos mineiros permaneceu estável na última semana, sendo registrado em R$ 4,52 por litro. A paridade do biocombustível em relação à gasolina no estado alcançou 68,93%, o que ainda torna o etanol uma opção mais vantajosa.

Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Arquivo

Vantagem do etanol em Minas Gerais e outros estados

Com base nos postos de combustíveis analisados em todo o país, a paridade média do etanol em relação à gasolina ficou em 66,34% no período entre os dias 25 e 31 de agosto. Além de Minas Gerais, onde a paridade foi de 68,93%, o etanol também se destacou em outros estados como Acre (68,46%), Goiás (65,49%), Mato Grosso (60,34%), Mato Grosso do Sul (65,05%), Paraná (68,12%) e São Paulo (65,43%), além do Distrito Federal, onde a competitividade em relação à gasolina segue a mesma de Minas.

Entretanto, em outros estados brasileiros, a gasolina ainda se mostra mais vantajosa para os motoristas, com o preço do etanol não alcançando níveis suficientemente competitivos para justificar a substituição.

Competitividade do etanol pode variar conforme o veículo

Especialistas do setor de biocombustíveis destacam que, em alguns casos, o etanol pode ser uma opção economicamente viável mesmo quando a paridade supera os 70%. Isso se deve às características específicas de determinados veículos, que podem apresentar melhor desempenho ao utilizar o biocombustível. Esse fator torna a decisão de abastecimento dependente não apenas do preço, mas também do modelo do carro e de sua eficiência ao rodar com etanol.

Destaques