Curso de fotografia ajuda artesãs a vender mais no Vale do Aço

Curso de fotografia digital impulsiona divulgação de peças artesanais feitas com material sustentável no Vale do Aço

Por Plox

09/09/2025 09h34 - Atualizado há 3 dias

No encerramento da formação da segunda edição do projeto Agregando Arte, as participantes vivenciaram uma experiência voltada à valorização e promoção de seus trabalhos manuais: uma oficina sobre fotografia com celular aplicada às mídias digitais.


Imagem Foto: Divulgação


A atividade foi promovida em parceria com a empresa Socialyte e integrou a capacitação técnica das alunas, com o objetivo de impulsionar a economia criativa regional. O projeto é idealizado pela artista plástica Rosane Dias, com patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.


Imagem Foto: Divulgação


Ministrada pelo fotógrafo e instrutor Tailles Heliodoro, a oficina teve duração total de seis horas e percorreu uma série de temas essenciais para quem deseja profissionalizar a divulgação de produtos na internet. Entre os conteúdos abordados estiveram noções de fotografia básica, composição da imagem, criação de um estúdio caseiro, uso de aplicativos para edição no celular, e estratégias para montar uma conta profissional nas redes sociais.


Imagem Foto: Divulgação


Além disso, as participantes aprenderam a elaborar postagens atrativas, organizar um catálogo no WhatsApp, e até utilizar ferramentas de Inteligência Artificial para desenvolver bios e conteúdos personalizados.


"Aprendi a olhar arte também através da fotografia, e a ‘treinar o olhar’ para ser mais intencional na hora de tirar as fotos das minhas peças", relatou a aluna Rosana Lanza, destacando o impacto da oficina em suas práticas empreendedoras. 


 Ela também comentou sobre a importância de saber divulgar produtos na internet, especialmente para quem está no início da jornada como artesã.


Rosane Dias, responsável pela direção artística do Agregando Arte, reforçou que a formação representa um avanço importante na autonomia e na profissionalização das alunas. Segundo ela, as vendas online são uma vitrine poderosa para os produtos artesanais e autorais, e dominar as ferramentas digitais é essencial para dar visibilidade e valor ao trabalho manual.


Desde fevereiro, 16 mulheres têm participado de uma formação que vai além da técnica artística, envolvendo também identidade cultural, design e empreendedorismo. Na prática, elas aprendem a criar obras a partir do agregado siderúrgico — uma matéria-prima transformada por Rosane Dias em tintas e massas que dão forma a bijuterias, objetos decorativos e brindes sustentáveis.



A pesquisa que fundamenta a criação desse tipo de artesanato é pioneira e foi desenvolvida pela própria artista. As cores utilizadas nas tintas, por exemplo, são inspiradas nas paisagens e nos tons do Vale do Aço. O curso contempla conteúdos que vão desde a valorização da cultura local até a pigmentação e aplicação do material reciclado, passando ainda por sensibilização para o design e noções práticas de comercialização.


A equipe responsável pela condução do Agregando Arte Ano II reúne profissionais como Marilda Lyra (direção de produção), Cirlene Almeida (produção executiva), Silvania Pereira (assessoria de imprensa), Enyály Poletti (design gráfico), Rodrigo Zeferino (fotografia), Deivison Thales (assistência de produção) e Danubia Sá (apoio à produção).



Com o encerramento da oficina, o projeto se encaminha para a conclusão de mais uma etapa significativa de incentivo à arte sustentável e ao empoderamento feminino por meio da formação cultural e técnica.


Destaques