Filme de Ipatinga é selecionado para festival internacional de cinema e dança na Espanha
Videodança 'Aqui', de Luciano Botelho com direção de Léo Coessens, integra a programação do FIVER’25 em Madrid
Por Plox
09/09/2025 17h27 - Atualizado há 8 dias
A videodança 'Aqui', criação do artista mineiro Luciano Botelho com direção de Léo Coessens, foi selecionada para o FIVER’25 – Festival Internacional de Cine, Danza y Nuevos Medios, que acontece de 11 a 14 de setembro em Madrid, na Espanha. O evento é considerado um dos principais do mundo no diálogo entre cinema, dança e novas mídias.

A obra estreou no fim de 2024 e nasceu de exercícios de observação e improvisação em paisagens de Ipatinga, no Vale do Aço. Após participar da Mostra Internacional de Videodança Moveconcreto!, em Catas Altas, recebeu o convite para integrar a programação do festival espanhol. Depois de Madrid, 'Aqui' também será exibido no Festival de Dança de Itacaré, na Bahia.
Segundo Alex Pachón, artista espanhol e integrante da direção artística do FIVER, a obra foi escolhida pelo frescor, pela honestidade e pela narrativa poética que apresenta o corpo em diálogo com a câmera e a edição.

'Aqui' é a terceira produção da parceria entre Luciano Botelho e Léo Coessens. Antes dela, os artistas criaram '...fora de todas as casas, de todas as lógicas', durante a pandemia, e 'Fleshibequi', com participação do artista cearense Joubert Arrais. Juntos, os trabalhos reafirmam a videodança como linguagem potente na cena contemporânea.

Além do filme, está disponível nas redes sociais o mini documentário 'Aqui – um processo', que mostra bastidores da criação. Os conteúdos podem ser conferidos nos perfis @hibriduspontodecultura, @lucaoluciano e @leocoessens.
Luciano Botelho é fundador do grupo Hibridus Dança e coordenador do Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga (ENARTCi), com trajetória marcada por turnês internacionais. Já Léo Coessens, integrante do Coletivo Aberto de Teatro, atua em artes cênicas e visuais, com trabalhos recentes no cinema e no teatro.