John Lennon: Ecad faz homenagem ao ex-Beatle

Artista completaria 80 anos nesta sexta-feira e suas músicas continuam a ser gravadas no Brasil por muitos intérpretes

Por Plox

09/10/2020 10h43 - Atualizado há mais de 3 anos

Um dos grandes ícones do rock, John Lennon comemoraria 80 anos nesta sexta-feira, dia 9, se estivesse vivo. Cantor, compositor, músico e ativista social, o ex-Beatle foi um artista de grande expressão mundial e escreveu músicas inesquecíveis em carreira solo e em parcerias com o ex-companheiro de banda, Paul McCartney.

Em homenagem ao artista, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), dono de um dos maiores bancos de dados da América Latina, fez um levantamento sobre a obra musical do artista. John Lennon tem 545 músicas e 1109 gravações cadastradas no Ecad. O estudo apontou as 20 canções mais gravadas de sua autoria no Brasil e algumas delas foram parcerias que fizeram grande sucesso com os Beatles. As cinco primeiras colocadas do ranking foram "Yesterday", "Imagine", "Eleanor Rigby", "Let it be" e "Hey Jude".

John LennonImagem reprodução Youtube

 

Nos últimos cinco anos, mais de 80% de seus rendimentos em direitos autorais em execução pública de música no Brasil vieram dos segmentos de Show, Rádio e TV. É importante ressaltar que seus herdeiros continuam a receber esses direitos. O pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei brasileira do direito autoral (9.610/98).

 
Músicas de autoria de John Lennon mais gravadas no Brasil

image
image

Destaques