FAB inicia operação de repatriação de brasileiros em Israel

Após autorização do governo israelense, aeronaves são enviadas para resgatar cidadãos em meio a conflitos

Por Plox

09/10/2023 16h19 - Atualizado há cerca de 1 ano

O governo de Israel, em decisão recente, autorizou a Força Aérea Brasileira (FAB) a utilizar seu espaço aéreo, bem como a pousar em seus aeroportos com o intuito de repatriar brasileiros. Essa decisão ocorre em um contexto em que a região enfrenta crescentes tensões e conflitos.

Foto: Marcos Corrêa/Agência Brasil

A movimentação da FAB Conforme divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, um Airbus A-330 adaptado para uso militar, nomeado KC-30, que estava em Roma, decolou em direção a Tel Aviv, capital de Israel. Há ainda um segundo avião da FAB previsto para decolar ainda hoje, também com destino a Israel, fazendo uma escala em Roma.

Para essa operação de repatriação, o governo brasileiro, através da FAB, disponibilizou seis aeronaves, dentre elas dois KC-30, dois KC-390 e duas aeronaves fornecidas pela Presidência da República.

Sobre os brasileiros na região De acordo com dados fornecidos pelo MRE, mais de 1,7 mil brasileiros já buscaram assistência do governo brasileiro para sair de Israel e Palestina devido ao recente conflito provocado pelo Hamas. A maioria desses brasileiros estava em Israel a turismo, e 73,2% deles não possuem cidadania israelense.

Tragicamente, o MRE confirmou que um cidadão brasileiro foi ferido e outros três estão desaparecidos. Esses brasileiros participavam de um festival de música eletrônica quando o local foi atacado.

Procedimentos para repatriação Para aqueles interessados em voltar ao Brasil por meio dos voos da FAB, um formulário online foi disponibilizado no site da embaixada. No entanto, o preenchimento desse documento não garante o retorno imediato, e os detalhes sobre a lista de passageiros serão informados posteriormente. A prioridade, neste momento, é para os brasileiros que residem no Brasil. Estima-se que existam 14 mil brasileiros vivendo em Israel e 6 mil na Palestina, a maioria fora da zona afetada pelos ataques.

Situação tensa na região A Faixa de Gaza, atual epicentro do conflito, é uma área densamente povoada e governada pelo Hamas. Confrontos, bloqueios e pobreza marcam a história da região. Com 2 milhões de habitantes em uma estreita área de 360 km², Gaza apresenta uma das maiores densidades populacionais do mundo.

Destaques