FAB se prepara para repatriação de brasileiros em meio ao conflito Israel-Hamas

Três brasileiros seguem desaparecidos após ataques na região

Por Plox

09/10/2023 07h45 - Atualizado há cerca de 1 ano

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo KC-30 e com capacidade para 238 passageiros, aguarda em solo italiano a autorização para seguir em direção a Tel Aviv, Israel. A aeronave, que partiu da Base Aérea de Natal, chegou à Itália na manhã desta segunda-feira (9), conforme confirmado pela própria FAB.

 

Créditos: Forças Armadas Brasileiras Divulgação

As autoridades brasileiras planejam uma operação de repatriação para trazer de volta os cidadãos brasileiros que estão em Israel, e o avião KC-30, que se encontra agora em Roma, ficará mais próximo da zona de conflito, aguardando a conclusão da lista de repatriados. A equipe embarcada inclui profissionais médicos e psicólogos para prestar auxílio aos brasileiros.

De acordo com o comandante da FAB, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, "vários também já estão se colocando em aeronaves comerciais". O brigadeiro destacou a cooperação interministerial e o trabalho conjunto com as embaixadas na região - Israel, Egito e Jordânia - para efetuar a repatriação.

Preocupação com os desaparecidos

A situação no Oriente Médio está particularmente tensa, e há relatos preocupantes sobre cidadãos brasileiros. O Ministério das Relações Exteriores informou no domingo (8) que três jovens brasileiros estão desaparecidos após ataques do grupo Hamas em Israel. Eles estavam presentes em um festival de música eletrônica no sul de Israel, onde já foram encontrados cerca de 260 corpos.

A situação atual do conflito

O conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas agravou-se recentemente. Em apenas dois dias de confrontos, estima-se que cerca de 1.100 pessoas tenham perdido a vida – 700 em Israel e mais de 400 em Gaza. Segundo relatos, o Hamas capturou uma centena de israelenses em uma ofensiva que surpreendeu o país.

Destaques