Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Lula revela nova ligação diplomática entre Brasil e EUA

Após conversa com Trump, presidente brasileiro confirma telefonema entre Marco Rubio e Mauro Vieira como parte das tratativas contra o tarifaço

09/10/2025 às 13:49 por Redação Plox

Após dias de articulações diplomáticas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um novo avanço nas conversas entre Brasil e Estados Unidos. Segundo ele, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, entrou em contato por telefone com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, em uma tentativa de seguir com as tratativas que visam resolver o impasse causado pelo recente aumento das tarifas americanas sobre produtos brasileiros.


Imagem Foto: Presidência

A revelação foi feita por Lula nesta quinta-feira (9), durante uma entrevista concedida à Rádio Piatã, em Salvador. O presidente contextualizou que a ligação de Rubio aconteceu um dia antes, na quarta-feira (8), e a considerou um indicativo de que um novo momento está se iniciando no relacionamento entre os dois países.


"Agora começa um outro momento. Ainda ontem o secretário de Estado Marco Rubio ligou para o meu ministro Mauro Vieira, talvez comece a ter conversa a partir de agora. Vamos ver se a gente consegue se acertar. O Brasil não quer briga com os EUA", declarou Lula.

A ligação entre os chefes da diplomacia de Brasil e Estados Unidos acontece dias após uma conversa telefônica entre Lula e o presidente americano Donald Trump, realizada na segunda-feira (6). Segundo Lula, o tom do diálogo foi surpreendentemente cordial. O presidente brasileiro destacou a maneira respeitosa como foi tratado por Trump e relembrou trechos do diálogo:


"Eu disse, 'presidente, precisamos nos tratar sem liturgia. Você me chama de você, eu chamo você de você’. Somos dois senhores de 80 anos, presidimos as duas maiores democracias do Ocidente e precisamos passar para o resto do mundo cordialidade e harmonia, e não discórdia e briga", contou.

Essa foi a segunda conversa direta entre Marco Rubio e Mauro Vieira. O primeiro encontro ocorreu em julho, quando o chanceler brasileiro esteve em Washington, poucas semanas após o governo americano anunciar uma sobretaxa de 50% sobre as exportações brasileiras. Na ocasião, os dois se reuniram presencialmente para debater possíveis soluções para o conflito comercial.


Enquanto isso, novos encontros já estão no radar dos governos. Está prevista para a próxima semana a ida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aos Estados Unidos, onde participará de reuniões do FMI, do Banco Mundial e do G20. Haddad tentará aproveitar a viagem para dialogar com Scott Bessent, secretário do Tesouro americano, e com o próprio Marco Rubio.


No horizonte das relações bilaterais, também se discute a possibilidade de uma reunião presencial entre Lula e Donald Trump. A expectativa é que ambos participem da cúpula da Asean, no final de outubro, na Malásia, onde pode acontecer o primeiro encontro formal entre os dois líderes. Lula não descarta, ainda, uma visita oficial a Washington nos próximos meses para um encontro direto com o presidente norte-americano.


O Itamaraty, por ora, ainda não confirmou oficialmente os detalhes da conversa entre Mauro Vieira e Marco Rubio.


Compartilhar a notícia

Veja também
Câmara dos EUA analisa censura no Brasil em extenso relatório
POLíTICA

Câmara dos EUA analisa censura no Brasil em extenso relatório

Documento detalha decisões de censura por Alexandre de Moraes

Vídeo: ao mostrar que não usa tornozeleira, Lula exibe tênis que custa R$ 8 mil
POLíTICA

Vídeo: ao mostrar que não usa tornozeleira, Lula exibe tênis que custa R$ 8 mil

Presidente ironizou Bolsonaro durante evento em Sorocaba ao levantar a calça e mostrar a meia — e um tênis de grife italiana

Internautas lembram planos do PT para pedir asilo a Lula
POLíTICA

Internautas lembram planos do PT para pedir asilo a Lula

Declarações de Lindbergh sobre Bolsonaro reacendem relatos antigos de tentativas de refúgio para o ex-presidente petista

Indicação de Ricardo Ayres à CPMI do INSS gera reação da oposição
POLíTICA

Indicação de Ricardo Ayres à CPMI do INSS gera reação da oposição

Parlamentares criticam decisão de Hugo Motta e apontam falta de comprometimento dos escolhidos com a investigação

para você
usipa.JPG
ESPORTES

Três novos projetos esportivos vão beneficiar 230 atletas no Futebol, Judô e Voleibol

Os atletas selecionados treinarão na Usipa pelo período de um ano a partir de janeiro de 2021

ExpoMetal 2025 movimenta setor industrial do Vale do Aço
ECONOMIA

ExpoMetal 2025 movimenta setor industrial do Vale do Aço

Feira promovida pelo Sindimiva terá rodadas de negócios e conecta indústrias, compradores e fornecedores de 6 a 9 de outubro, no SENAI de Ipatinga

LAZER

Estrada de Ferro Vitória a Minas recebe 34 novos vagões de passageiros

Composições modernizadas começam a operar em fase de testes na Estrada de Ferro Vitória a Minas, com melhorias em acessibilidade e entretenimento.

Giorgio Armani morre aos 91 anos e deixa legado na moda mundial
LAZER

Giorgio Armani morre aos 91 anos e deixa legado na moda mundial

Estilista italiano transformou a alfaiataria moderna, criou figurinos para o cinema e construiu um império global com sua marca