Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
PUBLICIDADE
Pesquisa aponta Bolsonaro na liderança para 2026, mesmo inelegível
Levantamento do Instituto Gerp mostra Jair Bolsonaro à frente de Lula nas intenções de voto para presidente, com Michelle Bolsonaro emergindo como principal alternativa no campo conservador.
09/11/2025 às 11:10por Redação Plox
09/11/2025 às 11:10
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A menos de um ano das eleições presidenciais de 2026, um levantamento feito pelo Instituto Gerp traz o ex-presidente Jair Bolsonaro como nome dominante nas intenções de voto, mesmo estando impedido de disputar o cargo por decisões judiciais. A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (7), também mostra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva em desvantagem nas simulações para o primeiro e segundo turnos.
Apesar de não poder se candidatar, Bolsonaro é o líder nas corridas do primeiro e do segundo turno
Foto: Agência Brasil
Bolsonaro lidera em ambos os turnos, mesmo inelegível
De acordo com os dados, Bolsonaro aparece com 37% das intenções de voto, superando Lula, que soma 36% no primeiro turno. Em um possível segundo turno, a vantagem de Bolsonaro aumenta: ele teria 47% contra 42% de Lula. Mesmo fora da disputa, os números colocam o ex-presidente como o principal nome da oposição atualmente.
Direita busca alternativas ao ex-presidente
A pesquisa do Gerp também avaliou outros possíveis candidatos do campo conservador. Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, surge como principal alternativa, registrando 30% das intenções de voto em confronto direto, contra 35% de Lula. Em eventual segundo turno entre ambos, Michelle alcançaria 47%, enquanto Lula ficaria com 44%.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aparece com 21% das intenções no cenário de primeiro turno, enquanto Lula marca 33%. No segundo turno, Tarcísio ficaria com 44% e Lula com 43%.
Sucessão bolsonarista divide eleitores
Ao serem questionados sobre quem deveria ser o sucessor de Bolsonaro, 30% dos apoiadores defendem Michelle Bolsonaro como melhor opção. Outros 24% preferem Tarcísio de Freitas, enquanto 7% citam Eduardo Bolsonaro e 4% optam por Flávio Bolsonaro. Um quarto dos eleitores de Bolsonaro aponta que nenhum dos nomes sugeridos deveria ser indicado.
Metodologia da pesquisa
O Instituto Gerp ouviu 2 mil eleitores em todo o Brasil entre os dias 1° e 5 de novembro de 2025. A margem de erro do levantamento é de 2,24 pontos percentuais, com nível de confiança de 95,55%.
Presidente defende medidas práticas, cobra países ricos sobre o financiamento climático e destaca papel da Amazônia durante abertura da conferência em Belém
Presidente defende medidas práticas, cobra países ricos sobre o financiamento climático e destaca papel da Amazônia durante abertura da conferência em Belém