Extra

Tornado deixa seis mortos e mais de mil desabrigados no Paraná

Ventania de até 250 km/h destruiu 90% das edificações em Rio Bonito do Iguaçu e provoca tragédia em cidades da região.

09/11/2025 às 11:43 por Redação Plox

Julia Kwapis, de 14 anos, está entre as vítimas fatais do tornado que atingiu o Paraná na última sexta-feira (7). Moradora de Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais afetada pelo fenômeno na região Centro-Sul do estado, ela se preparava para receber o sacramento da crisma em uma cerimônia neste fim de semana.

Julia Kwapis era uma adolescente de 14 anos

Julia Kwapis era uma adolescente de 14 anos

Foto: Redes Sociais


Adolescente estava na casa de uma amiga quando foi surpreendida pelo tornado

Segundo relatos de familiares, Julia estava na casa de uma amiga quando o vendaval atingiu Rio Bonito do Iguaçu. Com ventos estimados em mais de 250 km/h, foi arrastada do local e localizada sem vida pelo Corpo de Bombeiros do Paraná na manhã de sábado.

Outras quatro vítimas do desastre natural também eram habitantes de Rio Bonito do Iguaçu, enquanto a sexta vítima, José Neri Geremias, de 53 anos, residia na zona rural de Guarapuava, no mesmo estado.

Uma pessoa ainda está desaparecida

O número de mortos pode aumentar, já que uma pessoa permanece desaparecida e a Defesa Civil do Paraná não divulgou a identidade do desaparecido.

Tornado atinge força elevada e causa destruição

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tornado foi classificado como EF3, terceira maior escala de força, com base nas imagens da destruição e em dados de radares meteorológicos. O fenômeno teve origem em um ciclone extratropical que passou por partes da Região Sul.

No município de Rio Bonito do Iguaçu, mais de 90% das edificações foram danificadas. A estimativa é de que mais de mil pessoas estejam desabrigadas ou desalojadas desde a última sexta-feira.

Governador diz que fenômeno está entre os mais fortes do estado

O governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), afirmou em coletiva de imprensa que esse tornado foi um dos fenômenos climáticos mais intensos já registrados no estado. Além de Rio Bonito do Iguaçu, os municípios de Candói e o distrito de Entre Rios, em Guarapuava, também sofreram grandes prejuízos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a