BH fecha acordo com Butantan por CoronaVac
A UFMG disponibilizou três super freezers para armazenar a vacina
Por Plox
09/12/2020 17h41 - Atualizado há quase 4 anos
Nesta quarta-feira (9), a prefeitura de Belo Horizonte-MG informou que fechou um acordo com o Instituto Butantan para ter acesso a CoronaVac assim que ela estiver aprovada. A ação da administração municipal é para garantir a imunização da população da cidade.
A vacinação no Estado de São Paulo começa dia 25 de janeiro, para alguns grupos como, profissionais de saúde, idosos, indígenas e quilombolas, afirmou o governo de SP nessa semana. A vacina está sendo desenvolvida com apoio da farmacêutica chinesa Sinovac, e depende somente da aprovação da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o município conseguiu três grandes freezers. Eles serão usados para armazenar a vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer, que nesta semana começou a ser aplicada no Reino Unido.
O Ministério da Saúde informou nesta semana a compra de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer. A condição de armazenamento dela é especial, tendo que ficar armazenado em temperatura de 70 graus negativos.
"A Prefeitura de Belo Horizonte reafirma a expectativa de poder contar com o Programa Nacional de Imunização, coordenado pelo Ministério da Saúde, independentemente de qual vacina seja aprovada. No entanto, caso as vacinas do Butantan ou da Pfizer estejam disponíveis primeiro, a Prefeitura conta com as parcerias para iniciar a imunização dos grupos de risco o quanto antes", disse a PBH, em nota.
A prefeitura afirmou que a vacinação vai obedecer critérios de prioridade determinados pela Secretaria Municipal de Saúde.