Como trabalhar as lacunas de aprendizado dos alunos causadas pela pandemia?

Nova solução do SAS para escolas identifica as lacunas de aprendizado dos alunos e oferece plano de ação pedagógico personalizado

Por Plox

09/12/2020 11h26 - Atualizado há cerca de 1 mês

O ano de 2020 e a pandemia do novo coronavírus trouxeram  desafios sem precedentes para as instituições da Educação Básica . Com a paralisação das aulas presenciais em todo o Brasil e no mundo, e a realização do ensino remoto em regime emergencial, escolas e professores precisaram se adaptar rapidamente ao “novo normal”, adotando medidas que evitassem maiores danos à aprendizagem dos estudantes. Agora, com 2021 batendo na porta, chegou a hora de diagnosticar o que foi, de fato, aprendido ao longo deste ano, orientando o  planejamento escolar  para que as lacunas identificadas sejam trabalhadas no próximo ano letivo.

Nesse contexto, as Plataformas de Educação  desenvolveram  Aprendizagens Essenciais , solução pensada para as escolas que desejam identificar e recuperar as lacunas de aprendizado dos seus alunos, considerando suas necessidades individuais e em seus diferentes níveis. Com ferramentas digitais, avaliações diagnósticas, trilhas de replanejamento pedagógico distintas para cada faixa etária e acompanhamento de consultores pedagógicos especializados, as escolas contarão com recursos para mensurar os níveis de aprendizagem, desenvolvendo planos de ação de forma personalizada e assegurando aos estudantes a recuperação das habilidades essenciais definidas pela  Base Nacional Comum Curricular (BNCC).    

“É de se esperar que a aprendizagem dos alunos tenha sido afetada pela pandemia, gerando perdas que precisam ser mapeadas e endereçadas. O Aprendizagens Essenciais vem, portanto, para auxiliar as escolas na identificação dessas lacunas de aprendizado e no desenvolvimento de estratégias pedagógicas que garantam um planejamento curricular assertivo e consistente”, afirma Ademar Celedônio, professor e diretor de Ensino e Inovações Educacionais de uma Plataforma de Educação.  

A solução oferece apoio completo à escola, que tem autonomia para realizar uma transição acolhedora, consciente e contextualizada à realidade dos alunos. Disponível para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, todo o processo proposto pelo Aprendizagens Essenciais é feito com o acompanhamento personalizado de um consultor pedagógico, que tem o compromisso de auxiliar a escola e os professores na evolução das trilhas e na execução das atividades.

Ano letivo em 2021

Já prevendo as possíveis lacunas de aprendizado causadas pela pandemia, em outubro deste ano, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, com unanimidade, parecer que estende o  ensino remoto  até dezembro de 2021. Ainda no aguardo da homologação, a medida veio para regulamentar a lei que desobriga as escolas a cumprirem os 200 dias letivos. Além disso, a resolução não homologada garante que os conselhos estaduais e municipais de educação tenham autonomia para criar leis sobre as fusões dos anos letivos de 2020 e 2021, bem como sobre os processos avaliativos que podem ou não reprovar os alunos.

“O próximo ano vai ser dois anos em um, o que vai exigir um grande planejamento por parte das escolas para garantir que as aprendizagens sejam adquiridas pelos alunos. O grande objetivo com o Aprendizagens Essenciais é, mesmo em um cenário de incertezas, ajudar as escolas a mapear os pontos de melhoria na aprendizagem dos estudantes, para resolvê-los. O que vale é fazer o possível para que eles não percam nenhuma habilidade, aprendendo no seu próprio ritmo e tendo em vista diferentes necessidades e pontos de partida, já que os impactos da pandemia na educação e no  socioemocional  dos alunos ainda serão sentidos por alguns anos”, completa Celedônio.

Neste momento as soluções de uma plataforma de educação auxilia suas parceiras na conquista de seu maior objetivo: desenvolver cidadãos preparados para os desafios do mundo, por meio de uma formação integral, completa e de qualidade.

Procure ingressar em uma plataforma de educação para seu melhor desempenho de seus alunos.

 

Fonte: https://dino.ig.com.br/2020-12-03/como-trabalhar-as-lacunas-de-aprendizado-dos-alunos-causadas-pela-pandemia.html
PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021