Macro do Vale do Aço entra na onda vermelha; comércio pode ser fechado

As cidades podem optar seguir a orientação para macro ou microrregião do programa do governo

Por Plox

09/12/2020 19h26 - Atualizado há mais de 3 anos

A macrorregião do Vale do Aço voltou a ser considerada “onda vermelha” no programa Minas Consciente do Governo de Minas Gerais. De acordo com as regras do programa, nesta onda, somente serviços essenciais podem continuar com as portas abertas. 

No entanto, os municípios podem optar se seguem a deliberação para a macrorregião ou pela microrregião. Ipatinga-MG, por exemplo, faz parte da macrorregião do Vale do Aço, que agora é considerada onda vermelha, mas também faz parte da microrregião de Ipatinga, que ainda está na onda amarela. Assim, a prefeitura pode optar por qual das duas ondas seguir. 

O mesmo vale para os municípios de Timóteo-MG e Santana do Paraíso-MG, que fazem parte das micros de Coronel Fabriciano/Timóteo e Ipatinga, respectivamente. 

De acordo com a relação disponibilizada pelo governo de Minas, o município de Coronel Fabriciano-MG optou por não participar do programa. 

Minas Consciente

Seis das 14 macrorregiões de Saúde mineiras estão na onda vermelha do Minas Consciente. Nesta fase do plano do Governo do Estado para retomada segura e gradual da economia, está autorizado apenas o funcionamento de serviços essenciais, como farmácias, padarias e supermercados. O número foi atingido após a regressão do Vale do Aço e do Sudeste para a fase mais restritiva do plano, conforme decisão tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quarta-feira (9/12).

A alta de 39% na taxa de incidência do vírus no estado, nos últimos sete dias, foi um dos principais motivos para o retrocesso. O grupo técnico também optou pela regressão da macrorregião Noroeste para a onda amarela, totalizando cinco regiões na fase que permite serviços como academias, salões de beleza e clubes, além do consumo em bares e restaurantes.

Apenas a região Norte avançou, juntando-se ao Triângulo do Norte e ao Triângulo do Sul  na onda verde, a mais flexível do plano. As mudanças passam a valer no próximo sábado (12/12).

O governador Romeu Zema fez um alerta e pediu para que a população mantenha os cuidados de distanciamento e higienização.

“Infelizmente, várias regiões tiveram uma regressão nesta última semana. Isso demonstra claramente, como já vem ocorrendo há cerca de três semanas, que a pandemia no estado está piorando. Quero lembrar que a situação continua merecedora de toda a nossa atenção, porque já tivemos números muito melhores, há cerca de 45 dias. Temos feito todo esforço, mas a população também precisa contribuir, como já contribuiu até o momento. Todos os cuidados preparativos e planejamento com relação à vacinação já estão sendo providenciados”, afirmou.
 

Destaques