Mariana Cardoso se defende após vídeo viral e critica incitação ao ódio

Estudante afirma que erro em edição levou à repercussão negativa; mãe, que filmou o incidente, também pede desculpas.

Por Plox

09/12/2024 17h34 - Atualizado há 2 dias

A estudante Mariana Cardoso declarou estar sendo “massacrada” nas redes sociais e alvo de “incitação ao ódio” após a publicação do polêmico vídeo do avião que expôs Jeniffer Castro. Mariana afirmou que o incidente decorreu de um erro de edição, já que acreditava ter coberto os rostos das pessoas envolvidas com emojis antes de postar o conteúdo.

Mariana Cardoso Foto: Frame de vídeo / Globoplay

Erros na edição e impacto inesperado

Mariana explicou que sua intenção inicial era evitar a exposição direta das pessoas no vídeo, mas admitiu um descuido técnico.

– "Tentei fazer uma edição no meu tablet, colocando emoji no rosto das pessoas que apareciam. Eu cometi um erro de iniciante e não acho justo eu estar sendo tão massacrada, que as pessoas estejam incitando tanto ódio" – disse em entrevista ao Fantástico.

A estudante também afirmou que não previa a viralização das imagens, dado o pequeno alcance de sua rede social.

– "Não imaginei que ia viralizar em momento nenhum, até porque a minha conta só tinha 200 visualizações no máximo. Eu estou começando nisso agora, falo de coisas do cotidiano" – completou.

A origem do vídeo e a postura da mãe

O vídeo que gerou a controvérsia foi gravado pela advogada Eluciana Cardoso, mãe de Mariana. Nas imagens, Eluciana confronta Jeniffer Castro, que se recusou a ceder seu assento para uma criança chorando. Durante a filmagem, Eluciana questionou a falta de empatia de Jeniffer e sugeriu que a jovem poderia ter algum problema de saúde.

– "Ela não quis trocar com a criança que está nervosa. Só porque não quer trocar de lugar. Perguntei se ela tem alguma síndrome, alguma coisa. Se ela tivesse algum problema, a gente entenderia. Você não tem empatia com as pessoas" – afirmou Eluciana no vídeo.

Reações negativas e pedidos de desculpas

A repercussão do caso tomou um rumo inesperado para Eluciana e Mariana. Internautas, em sua maioria, defenderam Jeniffer Castro, argumentando que ela tinha direito de permanecer no assento que havia comprado e que crianças devem aprender a lidar com frustrações.

Diante da enxurrada de críticas, Eluciana admitiu ter perdido o controle emocional no momento e pediu desculpas publicamente.

– "Eu perdi totalmente o meu controle. Parecia que eu estava saindo do meu corpo. Eu fiquei com o coração com taquicardia, pela indiferença. Meu erro foi esse. Meu erro foi aí. Eu ter perdido meu controle emocional. Eu que sou uma pessoa sempre centrada (…) Peço desculpas para Jeniffer, para a família [da criança envolvida], para minha família e para mim, por eu achar que eu tinha sido forte naquele momento e não fui. Poderia ter evitado" – declarou a advogada.

Destaques