Petistas evitam mencionar Marisa Letícia para evitar conflitos com Janja

Gestos de assessores e dirigentes do PT refletem percepção de possível rivalidade entre atual e antiga primeira-dama.

Por Plox

09/12/2024 15h29 - Atualizado há 2 dias

Uma série de atitudes para evitar menções a Marisa Letícia, ex-esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, têm sido observadas no governo, com o objetivo de evitar desconfortos à atual primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja. O portal UOL, em seu podcast lançado nesta segunda-feira (9), revelou detalhes sobre dois episódios em que referências à antiga primeira-dama foram omitidas.

O primeiro caso ocorreu no Diretório Nacional do PT, em Brasília. O local conta com um estúdio que leva o nome de Marisa Letícia, mas durante uma visita de Janja para gravações, uma funcionária teria retirado a placa com o nome da ex-primeira-dama e escondido fotografias de Marisa que decoravam o espaço.

Publicação alterada gera críticas públicas
Outro incidente envolvendo o nome de Marisa teve repercussão mais ampla. Em 10 de fevereiro deste ano, uma publicação no perfil oficial de Lula na plataforma X (antigo Twitter) alterou uma legenda original da Fundação Perseu Abramo, que comemorava os 44 anos do PT.

No texto original, lia-se: “No começo era só um retalho de pano vermelho que a Marisa pegou e costurou uma estrela branca por cima”. No entanto, na postagem de Lula, a menção a Marisa foi excluída: “No começo, era só um retalho de pano vermelho com uma estrela branca por cima”.

A exclusão do nome de Marisa gerou críticas públicas, incluindo de um de seus filhos com Lula, Luís Cláudio Lula da Silva. Ele usou suas redes sociais para desabafar:

– Infelizmente, tem acontecido umas coisas estranhas! A história da minha mãe ninguém apaga, não – afirmou.

Após a repercussão negativa, a publicação original foi apagada e substituída por uma nova que restaurava a referência à ex-primeira-dama.

Decisões partiram de assessores, não de Janja
De acordo com o UOL, nos dois episódios, as ações não foram solicitadas por Janja, mas realizadas por assessores e dirigentes que, por conta própria, tentaram antecipar possíveis descontentamentos da atual primeira-dama.

Percepção de rivalidade entre Janja e Marisa
A relação entre a memória de Marisa e a presença de Janja no governo tem sido tema de especulações. A percepção de uma rivalidade teria ganhado força após uma entrevista de Janja ao programa Fantástico, da TV Globo, pouco antes da posse de Lula. Na ocasião, Janja declarou que os brasileiros não estavam acostumados a ver o presidente ao lado de uma mulher “que soma com ele”, o que, para alguns, foi interpretado como uma comparação com Marisa Letícia.

Destaques