Prefeitura de Ipatinga se pronuncia sobre denúncia de importunação sexual em UPA

De acordo com o relato da vítima à Polícia Militar (PM), o técnico teria tocado suas nádegas de forma inadequada e se aproximado de maneira constrangedora, "encoxando" a jovem durante a realização do exame.

Por Plox

09/12/2024 11h31 - Atualizado há cerca de 1 mês

Uma jovem de 24 anos acusou um técnico de raio-X, de 41 anos, de importunação sexual enquanto realizava um exame na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Canaã, em Ipatinga. O caso, que ocorreu na madrugada deste sábado (7), gerou forte repercussão e motivou a Prefeitura de Ipatinga a emitir uma nota oficial sobre o episódio.

Foto: Reprodução/PMI

De acordo com o relato da vítima à Polícia Militar (PM), o técnico teria tocado suas nádegas de forma inadequada e se aproximado de maneira constrangedora, "encoxando" a jovem durante a realização do exame. Abalada, a mulher deixou a sala e acionou a PM, que foi até a UPA para registrar a ocorrência e ouvir as partes envolvidas.

Ao ser questionado, o técnico negou as acusações. Ele afirmou que, se houve algum contato físico, teria ocorrido de forma acidental, justificando que sua intenção era apenas posicionar a paciente de forma adequada para o exame de raio-X. Apesar disso, o profissional foi conduzido à 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ipatinga, onde prestou depoimento e o caso será investigado.

Nota da Prefeitura de Ipatinga

Diante da gravidade da denúncia, a Prefeitura de Ipatinga divulgou um posicionamento oficial, reafirmando o compromisso com a segurança e o bem-estar dos cidadãos. Na nota, a administração municipal repudia veementemente qualquer conduta que configure assédio ou violência no serviço público de saúde e garantiu que medidas serão tomadas para apurar os fatos e responsabilizar o servidor, caso seja constatada a veracidade das acusações.

Veja a nota na íntegra:

Diante das recentes denúncias envolvendo um servidor da área de saúde, lotado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Prefeitura Municipal de Ipatinga esclarece:

1. A administração repudia veementemente quaisquer atos que configurem ou se assemelhem a condutas de assédio ou violência. Nesse sentido, informa que irá acompanhar toda investigação junto à polícia Civil, órgão ao qual já nos prontificamos a colaborar com todo processo. 
2. Reforçamos que a fim de preservar a integridade e direito de defesa ao servidor, todo trâmite interno será seguido conforme legislação municipal vigente, para apuração da veracidade dos fatos denunciados, garantindo a ampla defesa e o contraditório.

2. O Poder Executivo reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos, especialmente aqueles que buscam atendimento em nossas unidades de saúde.

3. Ressaltamos que a Prefeitura de Ipatinga sempre trabalhará para manter a integridade do serviço público.

A Prefeitura destacou ainda que o processo de apuração seguirá os trâmites legais e garantiu que o contraditório e a ampla defesa serão respeitados. A nota reforça o compromisso do Executivo municipal em preservar a integridade e a segurança de quem busca atendimento nas unidades de saúde da cidade.

Investigação em andamento

O caso agora segue sob investigação da Polícia Civil de Ipatinga. O técnico acusado foi ouvido pelas autoridades e, até o momento, não há informações sobre eventuais medidas cautelares que possam ser aplicadas contra ele. A jovem vítima da suposta importunação também foi ouvida, e o inquérito seguirá com a análise de provas e depoimentos.

Destaques