Temer descarta possibilidade de ser vice em chapa de Bolsonaro

Ex-presidente reafirma decisão de se manter fora da vida pública e considera convite como reconhecimento ao seu governo.

Por Plox

09/12/2024 15h20 - Atualizado há cerca de 2 meses

O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou ser “impensável” compor uma chapa ao lado do também ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para as eleições de 2026. Temer destacou que está “fora da vida pública” e agradeceu o gesto de Bolsonaro, interpretando-o como um reconhecimento à sua gestão no Palácio do Planalto, ocorrida entre 2016 e 2018, após o impeachment de Dilma Rousseff (PT).

faixa de Michel Temer Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Um gesto de reconhecimento
Durante entrevista à revista Veja, Temer revelou que, apesar de descartar qualquer possibilidade de retorno à política ativa, valorizou a sugestão feita por Bolsonaro.

– Eu até agradeci, acho que foi uma delicadeza que ele fez. É um reconhecimento à nossa conduta e ao nosso governo. Mas eu disse claramente que eu estou fora da vida pública, que seria impensável uma hipótese dessa natureza – declarou o emedebista.

Relação civilizada e esporádica com Bolsonaro
Questionado sobre sua proximidade com o ex-presidente Bolsonaro, Temer descreveu o relacionamento como “civilizado” e baseado em contatos ocasionais. Ele também afirmou que Bolsonaro busca sua opinião em alguns momentos, destacando o caráter cordial da relação.

– É uma relação civilizada. De vez em quando ele me procura, esporadicamente. E até muito delicadamente pede para eu dar alguns palpites, conselhos. Eu faço algumas considerações. É uma relação civilizada. Não tenho nenhuma dificuldade no meu relacionamento com ele, até porque nunca tive um relacionamento político próximo. Sou ex-presidente, ele é ex-presidente, nada impede o diálogo – ponderou Temer.

Destaques