Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Câmara de Ipatinga realiza audiência pública sobre regularização de edificações irregulares
Reunião marcada para 9 de dezembro de 2025, às 19h, vai debater projeto de lei que cria regras e contrapartidas para imóveis não licenciados e consolidados no município
09/12/2025 às 12:05por Redação Plox
09/12/2025 às 12:05
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Câmara Municipal de Ipatinga realiza, nesta terça-feira (9), audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 273/2025, que trata da regularização de edificações irregulares ou não licenciadas no município. O encontro será às 19h, no plenário do Legislativo, sob a condução da Comissão de Urbanismo, Transportes, Trânsito e Meio Ambiente, com participação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).
Foto: Divulgação
Projeto prevê regularização de imóveis já construídos
O projeto busca criar mecanismos para que imóveis já construídos, mas que não passaram pelo processo de aprovação municipal ou foram erguidos fora dos parâmetros legais, possam ser regularizados. Entre as inovações, o texto prevê gratuidade para edificações situadas em áreas de regularização fundiária de interesse social e para unidades unifamiliares de pequeno porte.
Contrapartidas financeiras e conflitos antigos de alinhamento
Outro ponto destacado na proposta é a definição das contrapartidas financeiras, que serão aplicadas apenas quando houver necessidade de compensar infrações urbanísticas, como desrespeito a afastamentos obrigatórios ou ocupação acima do permitido.
A legislação também apresenta uma solução para antigas divergências de alinhamento viário, permitindo a regularização de imóveis em situações consolidadas há mais de dez anos, desde que a irregularidade não possa ser atribuída ao proprietário.
Transparência e participação da população
A audiência pública tem como objetivo ampliar a transparência, esclarecer dúvidas da população e colher sugestões que possam contribuir para o aperfeiçoamento do projeto de lei.
Serviço
Pauta: Audiência Pública – Projeto de Lei nº 273/2025 (Regularização de Edificações)
Produzido por Mário Frias e estrelado por Jim Caviezel, longa “Dark Horse” tem estreia prevista para 2026, mira público internacional e enfrenta questionamentos sobre uso de música de Beyoncé e condições de trabalho no set
Produzido por Mário Frias e estrelado por Jim Caviezel, longa “Dark Horse” tem estreia prevista para 2026, mira público internacional e enfrenta questionamentos sobre uso de música de Beyoncé e condições de trabalho no set