Polícia

Dois trabalhadores morrem dentro de siderúrgica em Cariacica; polícia investiga casos

Operador de 21 anos e metalúrgico terceirizado de 44 morreram em acidentes distintos na Simec Cariacica; Polícia Civil investiga e sindicato cobra apuração rigorosa e mais proteção

09/12/2025 às 07:01 por Redação Plox

Em menos de três semanas, dois trabalhadores morreram em acidentes dentro de uma siderúrgica em Cariacica, na Grande Vitória, o que levou a Polícia Civil a abrir investigação para apurar as circunstâncias das ocorrências.

Peritos da Polícia Científica analisaram as duas áreas dos acidentes, e os corpos foram levados para o IML de Vitória

Peritos da Polícia Científica analisaram as duas áreas dos acidentes, e os corpos foram levados para o IML de Vitória

Foto: Google Maps


O caso mais recente ocorreu na sexta-feira (6), quando o operador de laminador Gabriel Pereira dos Santos, de 21 anos, foi atingido por uma placa defletora que se desprendeu enquanto ele fazia a limpeza do leito de resfriamento da fábrica. Ele tinha acabado de iniciar o turno quando o equipamento se soltou.

Duas mortes em 17 dias na mesma siderúrgica

Dezessete dias antes, em 20 de novembro, o metalúrgico terceirizado Heliomar dos Santos Machado, de 44 anos, morreu enquanto trabalhava no corte de uma treliça na área de aciaria. Segundo relato à Polícia Militar, uma viga de ferro despencou de cerca de 20 metros de altura e atingiu o trabalhador, que operava uma máquina a aproximadamente cinco metros do chão. Os paramédicos da empresa constataram o óbito no local.

As duas mortes são investigadas pela Delegacia Especializada de Acidentes de Trabalho (Deat). A Polícia Científica realizou perícia nas duas áreas onde aconteceram os acidentes, e os corpos foram encaminhados ao IML de Vitória.

Pressão por apuração e medidas de segurança

A Polícia Militar informou que não foi acionada para o acidente que resultou na morte de Gabriel, mas esteve na siderúrgica na ocorrência registrada em novembro.

O Sindimetal-ES divulgou os dois casos nas redes sociais e cobrou apuração rigorosa, destacando que dois acidentes fatais em intervalo tão curto indicam possíveis falhas nas condições de trabalho. O sindicato afirmou que vai protocolar ofícios na SRTE e no MPT para pedir uma reunião urgente e a adoção de medidas imediatas de proteção aos empregados.

Empresa confirma acidentes e diz apoiar famílias

A Simec Cariacica lamentou a morte de Gabriel e confirmou que a peça se soltou durante uma atividade de limpeza por volta das 9h30, informando que prestou socorro, comunicou as autoridades competentes e oferece apoio à família do trabalhador.

A empresa também confirmou o acidente de 20 de novembro, que envolveu o funcionário terceirizado da CRP Service, e declarou que auxilia nas investigações oficiais e dá suporte aos familiares da vítima.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a