Polícia

Ministério da Justiça divulga lista: veja quem são os criminosos mais procurados de Minas Gerais

MJSP coloca no ar o portal gov.br/captura, que reúne alvos de alta periculosidade indicados pelos estados e incentiva denúncias anônimas pelos telefones 190 e 197

09/12/2025 às 11:53 por Redação Plox

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta segunda-feira (8) o site oficial gov.br/captura, que reúne a lista dos 216 foragidos mais procurados do país. A nova plataforma integra o Programa Captura, iniciativa nacional voltada à identificação, localização e prisão de criminosos considerados de alta periculosidade.

De acordo com o ministério, a lista tem o objetivo de fortalecer a integração entre as forças de segurança e ampliar a participação direta da população, por meio de denúncias anônimas que podem ser feitas pelos telefones 190 e 197

De acordo com o ministério, a lista tem o objetivo de fortalecer a integração entre as forças de segurança e ampliar a participação direta da população, por meio de denúncias anônimas que podem ser feitas pelos telefones 190 e 197

Foto: Divulgação


Cada estado indicou oito alvos prioritários, definidos a partir de uma matriz de risco que levou em conta critérios como a gravidade dos crimes, vínculos com organizações criminosas, existência de múltiplos mandados de prisão e atuação em diferentes unidades da federação. Segundo o ministério, a lista busca reforçar a integração entre as forças de segurança e ampliar a colaboração direta da população, por meio de denúncias anônimas que podem ser feitas pelos telefones 190 e 197.

Programa fortalece cooperação entre União e estados

Em nota, o MJSP informou que a iniciativa representa um esforço conjunto entre União e estados para enfrentar de maneira mais eficaz as organizações criminosas em todo o território nacional, além de estimular o intercâmbio de informações entre as polícias.

O ministério anunciou ainda a instalação de uma célula operacional do Programa Captura no estado do Rio de Janeiro, após a constatação de que criminosos de várias regiões do país costumam se esconder em território fluminense. A estrutura deverá permitir mais agilidade na troca de dados e no apoio direto às polícias estaduais.

Oito foragidos de Minas Gerais estão na lista nacional

Em Minas Gerais, oito foragidos foram incluídos entre os mais procurados do Brasil na relação divulgada pelo MJSP. São eles:

• Anderson Ferreira Santos, conhecido como Andinha, nascido em 14 de novembro de 1985;

• Ângelo Gonçalves Miranda Filho, conhecido como Anjinho, nascido em 21 de novembro de 1981;

• Dalmo Gomes dos Santos, nascido em 3 de agosto de 1981;

• Douglas Jezevedo Carvalho, conhecido como Mancha, nascido em 8 de janeiro de 1992;

• Marcelo Jaime Gonçalves, nascido em 27 de junho de 1983;

• Paulo Sérgio Souza da Silva Júnior, nascido em 19 de agosto de 1993;

• Rafael Carlos da Silva Ferreira, nascido em 3 de julho de 1990;

• Sonni Clay Dutra, nascido em 1º de abril de 1992.

As forças de segurança destacam que qualquer informação sobre o paradeiro dos foragidos pode ser comunicada de forma sigilosa, sem a necessidade de identificação do denunciante.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a