Barragem em Minas Gerais pode se romper a qualquer momento, alerta Defesa Civil
Moradores estão sendo orientados a abandonarem suas residências de forma imediata
Por Plox
09/01/2022 21h56 - Atualizado há cerca de 3 anos
Na noite deste domingo (9), a prefeitura de e a Defesa Civil de Pará de Minas emitiram um alerta de rompimento da barragem da Usina do Carioca. No comunicado, é recomendado que os moradores de Pitangui e Onça de Pitangui deixem as residências e procurem locais elevados.
"É imprescindível que os moradores do entorno da barragem de carioca deixem suas casas imediatamente, pois existe o risco iminente da barragem romper", disse Maurício, membro da assessoria de imprensa da prefeitura de Pará de Minas.
O Corpo de Bombeiros também se pronunciou. Em um vídeo, o Sargento Oliveira comentou sobre a possibilidade do rompimento da barragem. "Caso ocorra o rompimento, o risco de atingimento é das áreas abaixo da barragem, próximo aos rios São João e Pará. A mancha de inundação do plano de ação da empresa Santanense não contempla a zona urbana de Pará de Minas".
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, não há rompimento da barragem até o momento. (Informação divulgada às 22h03)
Segundo o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz (PSD), o grande volume de págua e a forte chuva fez que o reservatório da usina transbordasse. “O agravante é que ela também estava cheia de aguapé e sofreu uma sobrecarga em seu sistema. Todo o cuidado agora é pouco. Ela está desativada, não está girando. Mas todo mundo que fica abaixo da usina passa realmente por um momento delicadíssimo, pois o Rio São João transbordou”, destacou.
Veja o vídeo:
Veja nota dos Bombeiros divulgada às 22h23
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) informa que, conforme noticiado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), está atuando nas evacuações preventivas das pessoas localizadas nas imediações da Represa do Carioca. O CBMMG atuará juntamente com os demais órgãos no Sistema de Comando de Operações já instalado no local.