Timóteo define plano de ação para atender pacientes com síndrome gripal
Plano é devido o aumento significativo do número de pacientes sintomáticos respiratórios em nível regional nos últimos dias
Por Plox
10/01/2022 16h56 - Atualizado há mais de 2 anos
Diante do significativo aumento do número de pacientes sintomáticos respiratórios em nível regional nos últimos dias, com casos relacionados à covid-19 e Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo definiu um plano de ação para reforçar o atendimento durante o período de surto de Síndrome Gripal no município.
De acordo com o plano, a UPA 24h Geraldo dos Reis Ribeiro e o Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB) reforçarão as respectivas equipes de enfermagem e profissionais médicos durante os períodos de pico.
As Unidades Básicas de Saúde também serão reforçadas com equipes de enfermagem e médicos e está programada, a partir de quarta-feira (12), a abertura do Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios na UBS Cornélia de Assis Ferreira - Centro Sul (andar térreo), cujos atendimentos serão somente para pacientes que apresentarem sintomas de gripe. Os demais casos serão direcionados para Unidade do bairro Ana Rita.
Também, a partir de quarta-feira (12), terá início o funcionamento de duas bases de apoio regionais nas ESF’s do Cachoeira do Vale e do Recanto Verde. O horário de atendimento nestas unidades será de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Os atendimentos no Centro de Referência e nas ESF´s bases de apoio são para pacientes que apresentem sintomas gripais leves. Nos casos de sintomas graves como falta de ar e febre alta persistente, o paciente deverá procurar o HMVB e a UPA24h.
Aliado a isso, o município intensificará as campanhas de vacinação contra a covid-19 e Influenza para alcançar mais pessoas. A vacinação que estava anteriormente prevista para acontecer na Unidade da Sede (Centro Sul) passa a ocorrer na Unidade do Ana Rita. A Secretaria de Saúde alerta a população a continuar adotando as medidas preventivas como o distanciamento social, o uso correto de máscara cobrindo o nariz e a boca, higienização das mãos com a água e sabão e a sanitização com álcool 70%.