Brasília eleita entre os 52 melhores destinos turísticos globais pelo New York Times

Capital do Brasil Destaca-se em Lista Internacional de Turismo, Recebendo Elogios por Sua Arquitetura e História

Por Plox

10/01/2024 16h17 - Atualizado há 3 meses

Brasília, a capital do Brasil, foi reconhecida como a única cidade brasileira na lista dos 52 melhores destinos turísticos do mundo em 2024, segundo anúncio feito pelo prestigiado jornal norte-americano The New York Times nesta quarta-feira (10). A cidade, conhecida por sua arquitetura futurista e rica história, alcançou a 32ª posição no ranking.

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A reportagem do New York Times descreve Brasília como "uma joia muitas vezes ofuscada por destinos mais óbvios, como Rio de Janeiro e Bahia". A publicação ressalta elementos icônicos da cidade, como a Esplanada dos Ministérios, que é adornada por edifícios futuristas, espelhos d'água e arcos arquitetônicos, conferindo à cidade uma atmosfera única e moderna.

Brasília possui um significado histórico e cultural relevante, sendo a primeira cidade moderna do século XX a ser considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, título que recebeu em 1987. Esta distinção foi dada devido ao seu projeto urbanístico inovador, inaugurado em 21 de abril de 1960, com o objetivo de estabelecer a nova capital do país.

Em uma abordagem diferenciada dos anos anteriores, o ranking de 2024 do New York Times expandiu seus critérios, incluindo não apenas cidades, mas também eventos e passeios turísticos. Esta mudança reflete uma perspectiva mais abrangente sobre as experiências turísticas globais.

Destaque especial foi dado à região que se estende das praias de Mazatlán, no México, até as enseadas escarpadas de Maberly, Newfoundland, na América do Norte. Esta área foi eleita como o melhor destino turístico de 2024, notavelmente por abrigar o Festival Portal Eclipse, um evento agendado para 8 de abril, que será transmitido pela Nasa, celebrando um eclipse solar único na região.

Destaques