Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Ipatinga decreta situação de emergência após 20,5 mil casos de dengue e chikungunya em 2023

De acordo com números da Secretaria estadual de Saúde, foram 11.542 casos confirmados de dengue e morte. Já com o vírus que causa a chikungunya infectou 8.990 e provocou três mortes.

10/01/2024 às 19:34 por Redação Plox

A prefeitura de ipatinga decretou situação emergência pelo alto índice de infestação do mosquito aedes aegypti e iminente perigo à saúde pública. Em 2023, 20.532 pessoas tiveram dengue ou chikungunya no município, ou seja, 9% da população de Ipatinga (227.731 habitantes). De acordo com números da Secretaria estadual de Saúde, foram 11.542 casos confirmados de dengue e morte. Já com o vírus que causa a chikungunya infectou 8.990 e provocou três mortes. Quanto à infestação do mosquito, o último levantamento (Lira), realizado em novembro, apontou um índice geral de 3,6 %, considerado “estado de alerta” pelo Ministério da Saúde.



O decreto de situação emergência foi publicado na sexta-feira, 05 de janeiro, e vale por noventa dias, podendo ser prorrogado. Também na sexta-feira passada, o prefeito Gustavo Nunes instituiu o comitê político de combate às arboviroses, composto por diversas secretarias do governo, visando enfrentar de maneira abrangente a proliferação dos mosquitos transmissores da dengue, zika e chikungunya no município.


Nesta segunda-feira (8),  a Secretaria de Saúde de Ipatinga iniciou o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. Até o dia 12 de janeiro, próxima sexta-feira, cerca de quatro mil imóveis serão visitados por equipes compostas por 70 Agentes de Combate a Endemias (ACE’s), supervisores e técnicos. 
Além disso, a Prefeitura de Ipatinga explicou que está intensificando a luta contra as arboviroses no município incluindo o uso do carro fumacê com inseticidas. A Secretaria de Saúde utiliza duas técnicas: aplicação com termonebulizador veicular e UBV Pesado.
Segundo o secretário de saúde, Walisson Medeiros, o resultado do último Lira apontou que mais de 80% dos focos do Aedes aegypti são residenciais, passíveis de eliminação, como bebedouros de animais, vasos de plantas e até pequenas tampinhas de garrafas de plástico. por isso é tão importante a participação de todos.


Incidência por região no 4° Lira de 2023
Na última vistoria do ano, os bairros e regiões que apresentaram maiores índices de infestação foram Bom Jardim, Ferroviários, Horto, área industrial, região próxima à Usipa – 7,0%. Nos outros locais, os números foram os seguintes: Esperança e Ideal – 5,4%; Caravelas e Jardim Panorama – 4,2; Vila Celeste – 3,6%; Veneza, Cidade Nobre e Iguaçu – 3,2%; Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro, Novo Cruzeiro e Parque Ipanema – 3,0%; Granjas Vagalume e Bethânia – 2,5%; Limoeiro, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Chácaras Oliveira, Barra Alegre, Canaãzinho e Vila Militar – 2,4%, e Tiradentes e Canaã – 2,2%.
As denúncias sobre descarte irregular de lixo e entulhos, lotes vagos sem manutenção ou abandonados devem ser encaminhadas à ouvidoria municipal por meio do telefone 156 ou pelo número 3829-8514.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
para você
Ipatinga Futebol Clube
ESPORTES

Com torcida comparecendo em peso, Ipatinga FC vence Tupynambás de virada

Tigre sofreu um gol mas conseguiu reagir e virar o marcador

POLíCIA

Dois suspeitos são detidos por homicídio em Aglomerado da Rua Amazonita; jovem confessou o crime

Sebastian foi morto a tiros no início da tarde dessa quarta-feira; jovem de 20 anos e adolescente de 15, estão envolvidos.

IPTU
ECONOMIA

Ipatinga: prazo para pagar IPTU 2022 com 10% de desconto termina amanhã

As guias podem ser acessadas no endereço eletrônico do site oficial do município

Entrevista Nardyello Rocha
POLíTICA

Entrevista exclusiva: Nardyello Rocha faz balanço final de seu governo

O atual prefeito cumpre os últimos dias de seu mandato