Parque Nacional do Iguaçu Celebra 85 Anos com Investimento de R$ 600 Milhões e Programação Especial

Concessionária Urbia Cataratas S.A. Planeja Ampliar e Modernizar Serviços Turísticos no Parque

Por Plox

10/01/2024 09h56 - Atualizado há 3 meses

O Parque Nacional do Iguaçu, um dos maiores atrativos turísticos do Brasil, situado na fronteira entre Brasil e Argentina, comemora hoje, 10 de janeiro, 85 anos de sua criação. Para marcar a data, a concessionária Urbia Cataratas S.A., que administra o parque, anuncia um plano de investimento de aproximadamente R$ 600 milhões nos próximos cinco anos. Este investimento será direcionado para melhorar a prestação de serviços públicos, revitalizar e modernizar os serviços turísticos.

As cataratas do Iguaçu, na divisa do Brasil com Argentina, é a principal atração do parque

Eventos Comemorativos e Iniciativas de Sustentabilidade

A celebração inclui feirinha regional, apresentações musicais e circenses, além de distribuição de pipoca e algodão-doce. Os moradores das 14 cidades vizinhas ao parque têm entrada gratuita, mediante comprovação de residência e doação de alimentos não perecíveis. No mínimo 6% da receita do parque será destinado a projetos de pesquisa, planos de manejo de espécies, educação ambiental, e iniciativas de integração com municípios do entorno.

História e Reconhecimento Internacional

Criado em 10 de janeiro de 1939, por decreto do presidente Getúlio Vargas, o Parque Nacional do Iguaçu foi designado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco em 1986. As Cataratas do Iguaçu, principal atração do parque, foram eleitas Maravilha Mundial da Natureza em 2011, reconhecimento que impulsionou o turismo na região.

Perfil dos Visitantes e Impacto Turístico

Em 2022, o parque recuperou 93% de sua visitação pré-pandêmica, recebendo mais de 1,4 milhão de visitantes. Turistas de 148 países, incluindo Argentina, Paraguai, Estados Unidos, e muitos outros, visitaram o local, com brasileiros representando 63% do total de visitantes. Paraná, São Paulo e Santa Catarina foram os estados com maior número de visitantes nacionais.

Contribuição das Cataratas do Iguaçu ao Turismo

As Cataratas do Iguaçu, listadas entre as sete Maravilhas da Natureza, são comparáveis a outros ícones mundiais como o Grand Canyon e a Grande Barreira de Coral. Este título ajudou a expandir o turismo na região, com registros anuais de visitantes ultrapassando 1,5 milhão nos anos anteriores à pandemia. O parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e é um exemplo global em conservação da natureza e turismo sustentável.

Destaques