Corpo de fotógrafo mineiro desaparecido é encontrado no rio Sena em Paris
Testes de DNA confirmam a identidade de Flávio de Castro; consulado brasileiro acompanha o caso.
Por Plox
10/01/2025 16h07 - Atualizado há 6 meses
O corpo do fotógrafo mineiro Flávio de Castro Sousa, de 36 anos, desaparecido desde o dia 26 de novembro em Paris, foi encontrado no último sábado (4) no rio Sena. Testes de DNA confirmaram sua identidade, segundo informações do consulado brasileiro na capital francesa.
Desaparecimento e últimos momentos registrados
Flávio de Castro chegou a Paris no início de novembro de 2024 para trabalhar na cobertura de um casamento e aproveitar algumas semanas de turismo. Na véspera de sua volta ao Brasil, no dia 26 de novembro, ele caiu no rio Sena, sendo resgatado pelos bombeiros e levado ao hospital Georges Pompidou. Após receber alta, desapareceu no mesmo dia.
A polícia francesa iniciou as investigações e informou à mãe do fotógrafo, Maria Marta, que câmeras de segurança mostraram Flávio deixando seu celular em um vaso próximo a um bistrô na margem do rio. Outra câmera capturou imagens dele caminhando perto do Sena, mas não há registro visual de sua queda ou de ações subsequentes.

Cronologia do caso
- 1º de novembro de 2024: Flávio chega à França acompanhado de seu sócio, Lucien Esteban, para uma temporada de trabalho.
- 8 de novembro: Esteban retorna ao Brasil, enquanto Flávio permanece em Paris.
- 25 de novembro, 20h: Flávio se despede do amigo francês Alex Gautier, com quem havia se encontrado no bairro de Châtelet.
- 26 de novembro, 8h40: Por mensagem no WhatsApp, informa a Gautier que foi resgatado após cair no Sena e que estava no hospital.
- 26 de novembro, 12h: Estava programado para embarcar em um voo de volta ao Brasil, o que não ocorreu.
- 26 de novembro, 12h52: Envia a Gautier uma foto da agência imobiliária, onde prorroga sua estadia no apartamento alugado.
- 26 de novembro, 14h23: Após enviar fotos das roupas molhadas e informar que iria descansar, Flávio deixa de responder às mensagens.
- 27 de novembro, manhã: A faxineira encontra o apartamento organizado, com malas prontas, mas sem vestígios de Flávio.
- 27 de novembro, 19h: A agência de aluguel informa que o celular de Flávio foi atendido em um bistrô próximo à margem do rio.
- 4 de janeiro de 2025: Corpo de Flávio é localizado no rio Sena.
Itamaraty presta assistência
Em nota oficial, o Itamaraty lamentou a morte e garantiu que, por meio do consulado em Paris, segue prestando apoio à família do fotógrafo.