Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Galípolo explicará alta da inflação em carta a Haddad nesta sexta-feira

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação do Brasil, fechou 2024 em 4,83%

10/01/2025 às 18:42 por Redação Plox

O novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, enviará uma carta aberta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta sexta-feira (10), explicando as razões para o estouro da meta de inflação em 2024. O documento, previsto para ser divulgado às 18h, será uma das primeiras ações de Galípolo no comando da instituição.

Reprodução

Inflação acima da meta pelo IPCA
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador de inflação no Brasil, fechou 2024 com alta de 4,83%. Esse resultado supera o teto da meta de 4,5%, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta era de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Essa é a primeira vez desde 2022 que a meta de inflação é descumprida. Naquele ano, o IPCA registrou uma elevação ainda maior, de 5,79%.

Pressão do setor de alimentos
Entre os principais responsáveis pela alta do índice está o setor de Alimentação e Bebidas, que apresentou um aumento de 7,69% nos últimos 12 meses. Esse segmento contribuiu com 1,63 ponto percentual para o total acumulado do ano, destacando-se como o principal fator inflacionário.

O desafio de Galípolo no Banco Central
Gabriel Galípolo, que assumiu recentemente a presidência do Banco Central, enfrenta agora o desafio de alinhar a política monetária com as expectativas do governo e a meta inflacionária. O envio da carta é uma exigência formal em casos de descumprimento da meta de inflação, sendo necessário justificar as razões do desvio e apontar as medidas que serão adotadas para trazer a inflação de volta ao objetivo.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a