Movimento no Vale do Aço contesta multa bilionária aplicada à Ternium
Ação reúne comunidade e lideranças em busca de revisão da multa aplicada à siderúrgica.
Por Plox
10/01/2025 17h17 - Atualizado há 2 meses
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), publicou, hoje (10), um vídeo defendendo a empresa Ternium, maior acionista da Usiminas, na disputa jurídica contra a CSN (https://www.instagram.com/p/DEp0dDgvA04/). No vídeo, Gustavo Nunes salienta que sua preocupação fez com que procurasse vários parlamentares da bancada mineira em Brasília e na Assembleia Legislativa Minas Gerais (ALMG) para levar esse fato ao conhecimento de todos e criar uma grande mobilização em defesa da Usiminas, da Ternium e da segurança jurídica no país.
Nunes reforça a importância da siderúrgica, não só para o município de Ipatinga e região, mas para Minas Gerais e o Brasil, com a geração emprego, renda e desenvolvimento. E argumenta que “a briga se arrasta há mais de 10 anos e que a Ternium venceu em todas as instancias que o processo passou”. Segundo o gestor municipal, a multa pleiteada pela CSN contra a Ternium tem quase o valor de mercado da própria Usiminas.
“Fica aqui nossos votos para que o STJ tenha de fato o discernimento para tomar uma decisão mais assertiva, em defesa da Usiminas, de Ipatinga, do Vale do Aço, de Minas Gerais e do Brasil”, finaliza.
Outras entidades também manifestaram seu apoio à Ternium:
- O representante de trabalhadores no conselho da Usiminas, Edílio Veloso: “A multa imposta pelo STJ é vista como absurda, e isso aumenta ainda mais a preocupação sobre o futuro da empresa, dos empregados e das comunidades onde a Usiminas opera”, diz.

- Grupo Raízes: “A possível suspensão desses investimentos, em decorrência da multa aplicada, pode ter impactos significativos não apenas para a empresa, mas também para a comunidade do Vale do Aço e para a economia brasileira como um todo.
- Joaquim Cândido, presidente da AAPI: “A AAPI prestará todo o apoio institucional às empresas que são de extrema relevância para o desenvolvimento de toda a nossa região, e do setor siderúrgico nacional”, ressaltou.

- Prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato (AVANTE): “O nosso lado é o lado da Usiminas. Vamos participar de todos os movimentos para que a Usiminas continue em operação”.

- Presidente da Aciapi, Luís Henrique Alves: “A decisão nos preocupa porque a Ternium pode deixar de investir em nossa região... a indústria é importantíssima para o desenvolvimento da cidade. Ela fomenta a economia, gera renda emprego, renda e riqueza.”

- Presidente da CDL de Ipatinga, Cláudio Zambaldi: “Poderá haver um enorme impacto financeiro na empresa acionista da Usiminas. E a Usiminas precisa receber investimentos para prosperar ainda mais no futuro, investindo em tecnologias para uma maior produção de aço e geração de empregos”.

- Deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB): "Estamos unificando forças políticas em Minas Gerais. A decisão do STJ preocupa todos nós, pois pode impactar negativamente os investimentos na Usiminas e no Vale do Aço. Ficamos surpresos com a multa contrariando os esclarecimentos da CVM".

- Deputado federal Domingos Sávio (PL-MG): "A CSN entrou com uma ação contra esta empresa e perdeu na primeira instância, na segunda instância, e veio e recorreu ao STJ. Mas para surpresa geral, o STJ dá ganho de causa, imputando uma multa de R$ 5 bilhões a esta companhia mineira", afirmou Sávio. Ele destacou a relevância econômica da Usiminas para Minas Gerais e o impacto que decisões judiciais como essa podem ter na economia nacional.

- Deputada federal Rosângela Reis (PL-MG): “A revisão dessa decisão é crucial para proteger empregos, fortalecer o ambiente de negócios e assegurar a estabilidade econômica. Não se trata apenas da Usiminas, mas do futuro de uma região inteira que depende do seu progresso”.

- O coordenador da Agenda de Convergência, Luciano Araújo: “Nossa entidade representa segmentos organizados da sociedade civil e queremos mostrar o impacto prejudicial da decisão do STJ e a importância de rever o que está sendo proposto. O que buscamos é mais justiça, segurança jurídica para o país e confiança para os investidores.

- Vereadora Cecília Ferramenta (PT): “Verdadeira indignação tomou conta do Vale do Aço diante da infundada disputa da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) contra o grupo Ternium envolvendo o controle acionário da Usiminas. Afinal, trata-se da defesa da nossa indústria e do patrimônio das mineiras e mineiros!

- Deputado estadual Ricardo Campos (PT): “Estamos solicitando providências dos órgãos competentes; não podemos deixar que o Grupo CSN prejudique os mais de 30 mil funcionários, suas famílias, aos milhares de aposentados e toda a população da região que, mais uma vez, pagará o pato pela ganância dos investidores”.
