Estados Unidos realiza ataques na Síria contra o Estado Islâmico
Operação 'Olho de Falcão', autorizada por Donald Trump e coordenada com aliados, usa mais de 90 munições guiadas e 20 aeronaves para atingir 35 alvos em resposta a ação em Palmira
JACARTA — A Indonésia bloqueou temporariamente o acesso ao Grok, chatbot de inteligência artificial da xAI (empresa de Elon Musk) integrado à rede social X, após preocupações com a geração e circulação de imagens sexualizadas e deepfakes sem consentimento. Segundo autoridades do país, o conteúdo representa violação grave de direitos e risco à segurança digital, e o governo convocou representantes do X para esclarecimentos.
Serviço foi bloqueado no país
Foto: Arte PLOX BRASIL
De acordo com a Reuters, a Indonésia é o primeiro país a adotar esse tipo de bloqueio contra o Grok. A medida ocorreu após pressão internacional e investigações envolvendo o uso da ferramenta para criar imagens manipuladas, incluindo casos considerados ilegais por reguladores e governos em diferentes regiões.
Ainda segundo a Reuters, em resposta à repercussão global, a xAI passou a limitar os recursos de geração e edição de imagens do Grok, concentrando o acesso principalmente em usuários pagantes, enquanto diz trabalhar em correções e salvaguardas.
O caso também avançou em outras frentes:
O episódio amplia o debate global sobre a responsabilidade de plataformas e desenvolvedores de IA no combate a abusos e conteúdos ilegais gerados por ferramentas de inteligência artificial.