Hacker tenta envenenar sistema de água de uma cidade inteira
O caso aconteceu na cidade de Oldsmar, nos Estados Unidos
Por Plox
10/02/2021 08h53 - Atualizado há cerca de 4 anos
Um hacker tentou envenenar um sistema de tratamento de água de uma cidade inteira. O caso aconteceu na cidade de Oldsmar, na Flórida, na última sexta-feira (10). A localidade possui cerca de 15 mil habitantes.
O criminoso tentou aumentar a quantidade de hidróxido de sódio, conhecido popularmente como soda cáustica, de 100 partes por milhão (ppm) para 11.000 ppm.
As autoridades locais relataram que foi possível notar rapidamente a alteração nos níveis de hidróxido de sódio no sistema de água e, assim, conseguiram reverter a situação e evitar que aquela população fosse colocada em risco.
Em entrevista coletiva a veículos estadunidenses, o xerife da região, Bob Gualtieri, destacou que “é alguém que está tentando fazer algo ruim. Isso não é apenas ‘oh, estamos colocando um pouco de cloro ou um pouco de flúor, estamos falando sobre soda cáustica”.
Ainda de acordo com o xerife, mesmo que o acesso do hacker fosse notado, seriam necessárias de 24 a 36 horas para a água envenenada circulasse na cidade.
O senador da Flórida, Marco Rubio, declarou em sua rede social uma exigência para o FBI investigar o caso. “Pedirei ao FBI que forneça toda a assistência necessária na investigação de uma tentativa de envenenar o abastecimento de água de uma cidade da Flórida. Isso deve ser tratado como uma questão de segurança nacional”, enfatizou.