Estrada de ferro Minas-Bahia será reconstruída após mais de 50 anos
Autorização foi publicada pelo Governo no DOU, autorizando a empresa a MTC Multimodal Caravelas a explorar
Por Plox
10/02/2023 12h18 - Atualizado há cerca de 2 anos
Foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a reconstrução da ferrovia Minas-Bahia, que sairá de Araçuaí-MG até Caravelas-BA, onde fica o Porto de Caravelas. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última terça-feira (7).
Segundo a publicação online do Governo Federal, no último dia 30 de janeiro, foi deliberado pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional a decisão da exploração da ferrovia. Após 57 anos, o trajeto da ferrovia será reconstruído.

Conforme o Governo Federal, a empresa autorizada foi a MTC - Multimodal Caravelas (MTC). A ferrovia tem saída de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha de Minas Gerais, e vai até Caravelas, no Sul da Bahia, com ramais em Teixeira de Freitas e Mucuri, na Bahia.
O contrato de adesão prevê a construção da ferrovia e a exploração da estrada de ferro por 98 anos. Após a decisão da ANTT, a MTC terá 30 dias para realizar a assinatura do contrato de adesão.
O trajeto será: Araçuaí-MG; Novo Cruzeiro-MG; Teófilo Otoni-MG; Carlos Chagas-MG; Serra dos Aimorés-BA; Argolo-BA; Posto da Mata-BA, chegando em Caravela, litoral sul da Bahia, com extensões em Mucuri-BA e Teixeira de Freitas-BA.

Estrada que virou música
Os mais jovens podem não se lembrar, mas a estrada de ferro Minas Bahia, que teve sua construção iniciada em 1882, sendo desativada em 1966, foi importante no escoamento de madeira e café.
Além disso, a ferrovia se tornou inspiração para um grande cantor e compositor da música brasileira. Milton Nascimento compôs a música Ponta de Areia, vilarejo onde ficava o porto de Caravelas antigamente.
Com isso, a estrada ficou eternizada com a canção. Escute a canção divulgada no perfil do cantor no Youtube. Veja:
Em outro vídeo, é possível ver imagens antigas da estrada de ferro. Veja:
Publicação no DOU
Segue a publicação divulgada no Diário Oficial da União, no modelo online. Veja:
Publicado em: 07/02/2023 | Edição: 27 | Seção: 1 | Página: 52
Órgão: Ministério dos Transportes/Agência Nacional de Transportes Terrestres/Diretoria Colegiada
DELIBERAÇÃO Nº 31, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2023
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, no uso de suas atribuições, fundamentada no Voto DLL - 005, de 30 de janeiro de 2023, e no que consta do Processo nº 50500.030708/2022-46, delibera:
Art. 1º Aprovar a celebração de Contrato de Adesão, para outorgar, por meio de autorização, a construção e exploração de estrada de ferro localizada entre Caravelas/BA e Araçuaí/MG, pelo prazo de 98 (noventa e oito) anos, objeto do requerimento da empresa Porto Caravelas MTC Construção e Administração Portuária SPE Ltda., CNPJ nº 29.207.159/0001-63, nos termos do art. 25, § 3º da Lei nº 14.273, de 23 de dezembro de 2021, e do art. 9º da Resolução nº 5.987, de 1º de setembro de 2022.
Art. 2º Após assinatura do Contrato de Adesão pela Agência Nacional de Transportes - ANTT, a MTC - Multimodal Caravelas deverá opor a sua assinatura no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de perda de eficácia desta Deliberação e consequente arquivamento do processo.
Art. 3º Esta Deliberação entra em vigor na data de sua publicação.