Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Ministério Público processa Hospital em Minas por cobrança indevida em cesarianas

Ação visa proibir Hospital César Leite de realizar e cobrar por cirurgias cesarianas eletivas no atendimento do SUS

10/02/2024 às 13:27 por Redação Plox

O Ministério Público de Minas Gerais ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Hospital César Leite, localizado em Manhuaçu, Região Central de Minas Gerais, acusando a instituição de realizar dupla cobrança em procedimentos de cesariana durante o plantão de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação, proposta pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Manhuaçu, exige que o hospital seja impedido de cobrar por cirurgias cesarianas realizadas em caráter eletivo por plantonistas no pronto atendimento do SUS.

 

Foto: Reprodução

Segundo o Ministério Público, o Hospital César Leite oferecia, de forma irregular, um serviço denominado "Pacotinho de Cesariana do SUS", permitindo que pacientes, incluindo usuárias do SUS, optassem pela cirurgia cesariana em detrimento do parto normal. Esta prática, além de representar uma cobrança indevida, envolvia profissionais que já eram remunerados pelo sistema público, como anestesiologistas, obstetras e pediatras, que cobrariam adicionalmente pelo procedimento.

O MP destaca ainda que, em casos onde o atendimento precisasse ser prolongado, as pacientes eram alertadas sobre a necessidade de arcar com custos adicionais, sob risco de terem o atendimento transferido de volta ao SUS. Esta situação evidencia uma grave irregularidade, uma vez que o atendimento iniciado no setor privado poderia ser fragmentado, recorrendo ao sistema público para complementação, caso necessário.

O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) esclareceu que a cobrança por procedimentos médicos só é permitida quando o atendimento é realizado inteiramente em caráter particular, sem envolvimento do plantão SUS.

Além de requerer a proibição dessas práticas, a promotoria solicita que o hospital instale placas informativas alertando sobre a proibição de cobranças aos usuários do SUS, com instruções para denúncias através da Ouvidoria do Ministério Público.

 

Foto: Hospital César Leite/Divulgação

Em outra nota, o Hospital César Leite celebrou a inauguração de um novo serviço de tomografia, denominado “Dr. Gláucio Araújo Heringer”, que promete beneficiar cerca de 350 mil moradores da microrregião de Manhuaçu. O equipamento, adquirido pelo governo de Minas Gerais ao custo de R$ 1,5 milhão, visa agilizar o atendimento e a eficiência na tomada de decisões clínicas, atendendo pacientes internados, do pronto atendimento e externos que necessitem de exames ambulatoriais.

Compartilhar a notícia

Veja também
Covid-19
SAúDE

Com avanço da vacinação contra a covid-19 em BH, média de idade de internados pela doença passa de 60 para 49 anos

O número demonstra a eficácia e a importância da vacinação para controlar a circulação do vírus no município

SAúDE

Câncer é principal causa de morte em 115 cidades de Minas Gerais, revela estudo

Estado carece de infraestrutura e equipamentos essenciais para diagnóstico e tratamento oncológico

ombro
SAúDE

Cirurgia inédita no interior de Minas para reparação do ombro é realizada no Hospital Márcio Cunha

Em Minas Gerais, até hoje, a cirurgia foi realizada somente em Ipatinga e em Belo Horizonte.

Covid
SAúDE

Minas Gerais registra mais 5.893 casos de Covid-19

O estado teve 1.616.876 casos desde o início da pandemia

para você