Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Timóteo intensifica vacinação contra febre amarela após caso suspeito na cidade

Campanha segue até sexta-feira (14) em diversas Unidades Básicas de Saúde da cidade

10/02/2025 às 17:52 por Redação Plox

Nesta segunda-feira (10), a cidade de Timóteo deu início a uma ação para reforçar a vacinação contra a febre amarela. A campanha segue até sexta-feira (14) em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem salas de vacina. O objetivo é incentivar a população a verificar o cartão de vacinação e, se necessário, atualizar a imunização contra a doença.


Confira os horários das UBS participantes:

-Alegre, Macuco, Ana Moura – 7h às 13h

-Ana Rita, Primavera, João XXIII, Limoeiro, Timotinho, Novo Tempo – 7h às 16h

-Cachoeira do Vale – 7h às 17h

Foto: Divulgação/Prefeitura de Pitangueiras (SP)

 

A intensificação da vacinação segue protocolos do Governo Federal sempre que há suspeita de febre amarela. O Brasil e o estado de Minas Gerais estão em alerta para a doença, conforme comunicado emitido pelo Ministério da Saúde no início deste mês. A recomendação reforça a necessidade de vigilância e imunização nas áreas de risco, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins, durante o período sazonal da doença, que vai de dezembro a maio.

Em Timóteo, as medidas foram adotadas após a morte de um macaco em uma área urbana. O morador da propriedade, imunizado desde 2020, apresentou sintomas compatíveis com a febre amarela e foi internado. O exame que confirmará ou descartará a doença estava previsto para esta segunda-feira (10), mas, até o fechamento desta matéria, o resultado ainda não havia sido divulgado.

Foto: Divulgação

A gerente da Vigilância em Saúde do município, Eunice Silva, alerta para a importância de manter a vacinação em dia e reforçar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor. O primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado neste ano em Timóteo apontou um índice de infestação de 4,7%. "Os cuidados com os quintais e com objetos que possam acumular água devem ser tomados diariamente. Temos o alerta da febre amarela, mas não podemos nos esquecer das outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, como Dengue, Chikungunya e Zika", destacou a gerente.

Foto: Reprodução / EBC

 

Compartilhar a notícia

Veja também
dengue
SAúDE

Ipatinga registra primeiro óbito por dengue em 2023

Além disso, há uma outra morte sob investigação na cidade

idoso
SAúDE

Alunos de Odontologia do Unileste convidam idosos para uma palestra educativa, nesta quarta (11)

Além da palestra, o evento contará com bingo educativo, entrega de brindes e um delicioso café da manhã. os alunos estarão sob a orientação do professor Dr. André Oliveira

Parkinson
SAúDE

Vídeo: portador de Parkinson que implantou chip no cérebro fala sobre resultados

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Parkinson é uma das doenças neurodegenerativas mais prevalentes, afetando cerca de 1% da população global com mais de 65 anos

SAúDE

Doação de sangue: um ato de solidariedade que salva vidas

Convite à reflexão sobre a importância de um ato simples,