Morre adolescente que apanhou de piloto Pedro Turra no Distrito Federal
Rodrigo Castanheira estava internado na UTI em Águas Claras com traumatismo craniano e não resistiu; Pedro Arthur Turra Basso teve a prisão preventiva decretada
Os dias 16 e 17 de fevereiro serão pontos facultativos na administração pública federal por conta do carnaval. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) também determinou ponto facultativo até as 14h da Quarta-feira de Cinzas.
Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Foto: Cristina Indio do Brasil/Arquivo/Agência Brasil
Devido ao feriado, os bancos não abrirão ao público na segunda (16) e na terça (17) de carnaval. O atendimento presencial nas agências será retomado na Quarta-feira de Cinzas (18) a partir das 12h, no horário de Brasília, com encerramento no horário normal de fechamento de cada unidade.
Em informe sobre o expediente no carnaval, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclareceu que as compensações bancárias não serão realizadas nos dias de folia, inclusive a Transferência Eletrônica Disponível (TED). Já o Pix permanece disponível 24 horas por dia, todos os dias, inclusive nos feriados, podendo ser utilizado normalmente.
Os caixas eletrônicos e os aplicativos de banco seguem operando durante todo o feriado, permitindo saques em dinheiro e outras transações para quem for aproveitar os bloquinhos de carnaval ou tiver outras necessidades.
A orientação da Febraban é que os clientes deem preferência aos canais digitais, como sites e apps, para realizar transferências e pagamentos de contas nesse período.
Boletos de cobrança e contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento em 16 e 17 de fevereiro poderão ser pagos sem cobrança de juros na Quarta-feira de Cinzas.
No caso de tributos e impostos que vençam durante o carnaval, o pagamento deve ser antecipado para evitar incidência de juros e multa.
Nas cidades em que as agências costumam encerrar o expediente antes das 15h, o início do atendimento na Quarta-feira de Cinzas será antecipado. O objetivo é assegurar ao menos três horas de atendimento presencial ao público.