Coronavac é eficaz a todas as variantes da covid-19, diz Instituto Butantan

As informações foram confirmadas pelo diretor do Instituto, Dimas Covas, segundo ele, a vacina é eficaz a todos os variantes, inclusive o P.1 que é original de Manaus é considerado o mais perigoso

Por Plox

10/03/2021 16h55 - Atualizado há cerca de 3 anos

Nesta quarta-feira (10), o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que a vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan é eficaz contra as três variantes do vírus. Todas elas já estão no Brasil, a britânica (B.1.1.7), a brasileira (B.1.1.28) e a sul-africana (B.1.351).

A eficácia da vacina, segundo Doria, foi verificada através de um estudo desenvolvido pelo Instituto e a Universidade de São Paulo (USP). Mas, o governador não chegou a divulgar os detalhes da pesquisa. 

"Uma nova pesquisa comprova que a vacina do Butantan é eficaz contra as novas cepas do coronavírus. Essa é uma excepcional notícia. Essa pesquisa do Butantan feita em parceria com a USP comprovou que essa vacina é eficaz contra as três variantes do coronavírus em circulação no Brasil", disse Doria. 

As informações foram confirmadas pelo diretor do Instituto, Dimas Covas, segundo ele, a vacina é eficaz a todos os variantes, inclusive o P.1 que é original de Manaus é considerado o mais perigoso. "Estamos diante de uma vacina que é efetiva em proteção contra essas variantes que estão circulando neste momento", afirmou.

 

Foto: Layara Andrade/ Plox

Ele ainda falou sobre a variante P.1, ser a principal cepa em vários municípios do país. "Em Serrana, desde junho de 2020 nós fizemos um acompanhamento até hoje, e aí vimos que já em dezembro de 2020 apareceu já alguma coisa diferente em termos de mudança do vírus. Em dezembro apareceu a P.2 [derivada da cepa brasileira B.1.1.28], a primeira variante de importância. Em janeiro, essa variante P.2 já era a predominante. Agora, em janeiro e fevereiro, já passou a ser predominante a P.1, a mais agressiva. E isso pode estar acontecendo em outros municípios", finalizou.

 

Destaques