Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

"Lockdown não vai resolver o problema, a vacinação em massa sim", diz prefeito de Fabriciano

Na segunda-feira, 15, está prevista a publicação de novo Decreto Municipal para reforçar as medidas de prevenção e ampliar as restrições

10/03/2021 às 20:41 por Redação Plox

A Prefeitura de Coronel Fabriciano afirmou que vai seguir o plano municipal de enfrentamento ao Covid-19. A decisão foi acordada pelo Comitê de Gestão de Crise do Município e Enfrentamento à Covid-19 em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (10), e anunciada pelo prefeito Dr. Marcos Vinicius no início da tarde.

“Fabriciano vem trabalhando com muita transparência e seriedade, entendendo que a doença veio para ficar. O objetivo do isolamento era preparar o sistema de saúde. E isso, Fabriciano vem fazendo com eficácia e continua firme com as políticas públicas de saúde mantendo a evolução de casos sob controle. Lockdown não vai resolver o problema, a vacinação em massa sim (sobretudo, dos grupos prioritários)”, defendeu o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

Foto: Divulgação PMCF

 

A decisão foi tomada com base nos dados epidemiológicos, estrutura da rede de saúde (capacidade instalada, possibilidade de ampliação e taxas de ocupação) e ações em curso, além de evidências científicas. No entendimento do Comitê, as medidas restritivas já adotadas pelo município têm similaridades às normas do Estado e sugeridas pelos órgãos oficiais de Saúde, adaptadas à realidade local e com resultado em manter a evolução de casos sob controle na cidade.

No município, o Comitê conta com a participação de representantes do poder público municipal, instituições e órgãos de saúde, entidades de classe e comercial e órgãos de segurança pública. Apenas a Superintendência Regional de Saúde (SRS-MG) se manifestou a favor da adesão da “onda roxa” do Minas Consciente, apesar de reconhecer a eficiência das ações adotadas pelo município desde o início da pandemia.

Foto: Divulgação PMCF

 

Outro ponto importante é que, segundo à Administração Municipal, “apesar de o Estado entender como obrigatória independente da adesão ao Minas Consciente, o STF decidiu em favor do município na RCL 42.591 que compete ao município definir suas políticas públicas de saúde no enfrentamento à pandemia e que o município tem autonomia e competência para tanto, sendo que a decisão foi decidida independente de cor de onda”, diz parte do comunicado.

RESTRIÇÕES E MAIS FISCALIZAÇÃO

O comitê também definiu pela ampliação de regras de restrições – com destaque para os setores de lazer e entretenimento – e ampliação das ações de fiscalização, com punição para quem descumprir o Decreto Municipal. “Lockdown não vai resolver problema, a vacinação em massa sim (sobretudo, dos grupos prioritários). Mas as doses ainda não são suficientes e a população precisa manter a vigilância, cuidando da saúde. Mas infelizmente, as pessoas relaxaram e não estão seguindo as normas de segurança que vale para todos. Existem regras e o Decreto Municipal será cumprido”, assegurou o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

Para a próxima segunda-feira, 15, está prevista a publicação de novo Decreto Municipal para reforçar as medidas de prevenção e ampliar as restrições, bem como a fiscalização e punição de quem descumprir. Dentre elas, estão a proibição de utilização dos espaços público de lazer no município; encerramento das atividades presenciais dos bares após às 21h, com liberação imediata das ruas; suspensão por 21 dias das atividades esportivas coletivas; maior rigor por parte das igrejas no cumprimento das medidas restritivas; e fiscalização das empresas de transporte público, sujeito à multa em caso de descumprimento.

Vale lembrar que o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel pelos estabelecimentos e distanciamento mínimo continuam sendo obrigatórios e válidos para todos.

Compartilhar a notícia

Veja também
Conversa entre Lula e Trump sobre tarifa impulsiona sinal positivo de Haddad
POLíTICA

Conversa entre Lula e Trump sobre tarifa impulsiona sinal positivo de Haddad

Ministro da Fazenda afirma que diálogo entre os presidentes abre caminho para reavaliação das tarifas impostas aos produtos brasileiros

bruno covas
POLíTICA

Bruno Covas tem piora e quadro clínico é irreversível, diz boletim médico

Neste momento ele está ao lado de familiares, informou a equipe médica que acompanha o caso do prefeito de São Paulo

Gleisi Hoffmann parabeniza Motta e Alcolumbre por retomada do Congresso
POLíTICA

Gleisi Hoffmann parabeniza Motta e Alcolumbre por retomada do Congresso

Ministra das Relações Institucionais elogia ação dos presidentes da Câmara e do Senado para encerrar ocupação da oposição e retomar trabalhos legislativos

Damião confirma R$ 1 bilhão do Brics para o Novo Anel de BH ao lado de Dilma
POLíTICA

Damião confirma R$ 1 bilhão do Brics para o Novo Anel de BH ao lado de Dilma

Prefeito de Belo Horizonte assegura financiamento do banco presidido por Dilma Rousseff durante visita à China