Ipatinga disponibiliza passaporte de gratuidade no transporte coletivo a usuários acima de 65 anos

Medida visa oferecer maior conforto aos beneficiários, facilitando sua locomoção nos ônibus em que têm direito de embarcar

Por Plox

10/03/2022 17h26 - Atualizado há cerca de 2 anos

Ampliando ainda mais o grupo que desfruta do cartão próprio como passaporte de gratuidade no transporte coletivo, no município, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), informa que a partir de agora também está disponibilizando a credencial aos idosos a partir de 65 anos que tenham interesse. 

Anteriormente, as pessoas nessa faixa etária comprovavam o benefício apenas com o documento de identidade, e isto vinha gerando certo desconforto, já que os usuários tinham sua movimentação nos ônibus restrita à parte dianteira. 

De acordo com o disposto no Estatuto do Idoso, o acesso pode ser feito somente com apresentação do documento de identidade, a decisão do município sobre a disponibilização do cartão está sendo feita com objetivo de proporcionar maior conforto aos usuários acima de 65 anos, já que assim esse público passa a ter acesso à parte de trás dos veículos, sem objeção para rodar a roleta e se deslocar no interior da lotação em que embarcar. 

Emissão de cartão

Os interessados deverão comparecer ao Departamento de Transporte e Trânsito (Detra), na Suplan (rua Graciliano Ramos, nº 719, Cidade Nobre), a partir da próxima segunda-feira (14), a fim de formalizar o pedido do cartão. O mesmo será confeccionado na hora e sem taxa para o munícipe. 

O horário de atendimento é de 13h às 16h, de segunda a sexta, e o prazo se estende até o dia 31 de março. Na ocasião, os cidadãos devem apresentar os seguintes documentos: cédula de identidade, CPF e comprovante de endereço do município, original e cópia. 

Destaques