Filho do presidente da Federação Internacional de Automobilismo morre em acidente de carro

Saif ben Sulayem, de 29 anos, era filho de Mohammed ben Sulayem, presidente da Federação desde 2021

Por Plox

10/03/2023 09h53 - Atualizado há mais de 1 ano

Saif ben Sulayem, de 29 anos, filho de Mohammed ben Sulayem, atual presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), morreu em um acidente de carro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A informação da morte de Saif foi divulgada pela própria FIA Nesta quinta-feira (9), porém, o acidente ocorreu na terça-feira (7). A FIA ainda afirmou que não haverão mais comunicados sobre o assunto, isso devido a Mohammed ter pedido privacidade sobre o fato.

Saif ben Sulayem (esquerda) e o pai, Mohammed ben Sulayem (direita). Foto: reprodução/ Instagram

 

Saif, assim como o pai, foi piloto. Em 2016 ele chegou a guiar na Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos, enfrentando, na época, Logan Sargeant e Oscar Piastri, que hoje estão na Fórmula 1.

Apesar de ter conseguido resultados interessantes, Saif decidiu não seguir a carreira dentro do cockpit (parte onde o piloto fica dentro do carro) internacionalmente. Ainda não se sabe como se deu o acidente que vitimou o jovem.

Mohammed ben Sulayem é presidente da Fia, que regulamenta a Fórmula 1, principal campeonato de automobilismo do mundo. Foto: Twitter/ F1

 

Mohammed ben Sulayem, é um ex-piloto de rally e, em dezembro de 2021, foi eleito presidente da FIA. Na época Mohammed venceu a disputa contra Jean Todt, também ex-piloto de rally, ex-chefe da Ferrari na Fórmula 1 entre 1993 e 2007, e que presidia a FIA desde 2009.

 

FIA
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) é uma organização que representa os interesses do automobilismo mundialmente. Fundada em 1904, a FIA tem sua sede em Paris, França, e é responsável pela regulamentação de diversas categorias do automobilismo, incluindo a Fórmula 1, WRC (Campeonato Mundial de Rally) e WEC (Campeonato Mundial de Endurance - carros esportivos), entre outras.

FIA regulamenta e coordena o WRC. Foto: Twitter/ WRC

 

A história da FIA remonta a um tempo em que o automobilismo ainda estava em sua infância. Em 1904, representantes de seis países europeus se reuniram em Paris para fundar a Association Internationale des Automobile Clubs Reconnus (AIACR), que mais tarde se tornou a FIA. O objetivo da organização era estabelecer padrões de segurança e regulamentação para corridas de automóveis em todo o mundo.

Ao longo dos anos, a FIA cresceu em importância e influência. Com a expansão do automobilismo e a popularidade das corridas, a organização se tornou cada vez mais relevante. Em 1946, a FIA estabeleceu o Campeonato Mundial de Pilotos da Fórmula 1, um marco na história do esporte. Desde então, a FIA tem sido responsável por regular a Fórmula 1, bem como outras categorias importantes do automobilismo.

FIA regulamenta e coordena o WEC, de carros esportivos. Foto: Twitter/ WEC

 

Além de estabelecer regulamentos para as corridas, a FIA também trabalha em outras áreas importantes do automobilismo. A organização se concentra em promover a segurança nas corridas, apoiar a inovação e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, e ajudar a aumentar a participação e diversidade no esporte.
 

Destaques